terça-feira, 2 de abril de 2024

Lula criticou as privatizações de empresas do grupo Petrobrás e reforçou atuação para recuperação da indústria naval

Em declaração feita nesta terça-feira (2) durante cerimônia de anúncio do início das obras de dragagem do Canal de São Lourenço, em Niterói (RJ), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou as privatizações de empresas do grupo Petrobras feitas pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Eles não tiveram coragem de privatizar a Petrobras, porque teriam que passar pelo Congresso, então começaram a vender ativos, como venderam o gasoduto, a BR [Distribuidora] e uma empresa de gás que a gente tinha, porque o objetivo era desmontar o sistema produtivo da Petrobras”, disse o presidente.

Lula relembrou, fazendo um paralelo com seu governo, que o resultado de investimentos em tecnologia da Petrobras resultou na descoberta do pré-sal em 2007.

O presidente afirmou: “A partir do pré-sal, começamos a entender que poderíamos fazer da Petrobras o futuro deste país da nossa juventude”.

Lula também reforçou que o governo federal também está atuando para recuperar a companhia e a indústria naval brasileira.

Segundo Lula, o aluguel de navios estrangeiros, que são necessários para a exploração de petróleo, prejudica a criação de empregos e a atuação de pequenas e médias indústrias no Brasil, justificando impulsionar a economia nacional para mudar esse cenário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário