segunda-feira, 13 de novembro de 2023

 

Sérgio Aguiar é primeiro cearense eleito presidente da Unale

O primeiro cearense a comandar a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) será o deputado estadual Sérgio Aguiar (PDT) . Ele foi eleito presidente da entidade para o biênio 2024/2025 durante a Assembleia Geral Ordinária, na sexta-feira (10), que ocorreu dentro da programação da 26ª Conferência da Unale, realizada no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.


No discurso de posse, Aguiar anunciou a proposta dele como novo dirigente: integrar as Assembleias Legislativas e os parlamentares estaduais de todo o Brasil. “Faremos campanha para trazer as Assembleias que não são filiadas, assim como deputados estaduais. A Unale será uma entidade cada vez mais plural, no sentido de procurarmos fazer com o que o assessoramento e a atividade do parlamentar estadual seja uma forma de fortalecer o vínculo entre o parlamentar e a sociedade”, declarou.

Outro cearense eleito foi o deputado Stuart Castro (Avante), que será o secretário da Unale no Ceará. O parlamentar falou sobre a “grande responsabilidade” de trazer políticas públicas de outros estados, além de buscar fortalecer as prerrogativas dos deputados estaduais em Brasília. “Vamos trazer os bancos de projetos da Unale para desempenhar aqui no Ceará políticas públicas para o nosso povo. Nós vamos levar as pautas dos nossos deputados estaduais para a Unale e para o Congresso”, afirmou.

O Ceará também conquistou espaço na primeira composição de dirigentes dos presidentes das Comissões de Constituição e Justiça (CCJs) das Assembleias Legislativas. O deputado Júlio César Filho (PT) foi oficializado como 4º secretário da iniciativa inédita no Brasil, que congrega os presidentes das CCJs.
A Conferência Nacional da Unale é um fórum de discussões e troca de conhecimentos focado no fortalecimento da democracia e no aperfeiçoamento das ações dos Legislativos estaduais. É o maior encontro parlamentar da América Latina. A edição deste ano aconteceu de 8 a 10 de novembro, tendo como tema “as prerrogativas do parlamento estadual”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário