sexta-feira, 28 de novembro de 2025

 Relator no TSE vota para cassar Alcides Fernandes e Carmelo por fraude à cota de gênero


Em julgamento realizado na manhã desta quinta-feira, 27, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o relator Antônio Carlos Ferreira votou pela cassação dos mandatos dos deputados estaduais Carmelo Neto e Alcides Fernandes, do PL, por fraude à cota de gênero nas eleições de 2022. Na sequência, o ministro Sebastião Reis pediu vistas (mais tempo para análise) e a sessão foi encerrada.⁠

⁠Em contrapartida, o relator votou pela manutenção dos mandatos das deputadas estaduais Martha Gonçalves e Dra. Silvana. A última movimentação do caso havia ocorrido em dezembro de 2024, quando o TSE rejeitou, por unanimidade, pedido de suspeição feito pela bancada do PL contra Francisco Érico Carvalho Silveira, do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), que votou pela cassação da chapa ainda em 2023.⁠

 PL suspende salário e atividade partidária do ex-presidente Jair Bolsonaro


O PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, publicou um comunicado na tarde desta quinta-feira (27) que informa a suspensão de salário e atividade partidária de Bolsonaro.

O ex-presidente está preso, condenado a 27 anos e três meses de prisão, por tentativa de golpe de Estado.

No comunicado, o PL afirma que a decisão se deve em razão da suspensão de direitos políticos de Bolsonaro após o fim do processo que corria no Supremo Tribunal Federal.

 PGR se manifesta a favor de prisão domiciliar para General Heleno


A Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou a favor da concessão de prisão domiciliar para o general da reserva Augusto Heleno, ex-ministro do governo Jair Bolsonaro (PL).

O militar de 78 anos foi preso na última terça-feira (25), por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF), acusado de integrar o "núcleo crucial" de uma organização criminosa, liderada pelo ex-presidente Bolsonaro, para promover um golpe de Estado e mantê-lo no poder, apesar da derrota nas urnas.

Heleno foi detido pela Polícia Federal e pelo Exército após o caso transitar em julgado — ou seja, o STF entender que não cabem mais recursos das defesas —, e encaminhado ao Comando Militar do Planalto, em Brasília.

Durante o exame de corpo de delito, realizado após a prisão, Heleno alegou que sofre de Alzheimer, desde 2018.

Na manifestação, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, afirma que "as circunstâncias postas indicam a necessidade de reavaliação da situação do custodiado".

Segundo Gonet, a situação do réu se assemelha a outros condenados que tiveram a custódia domiciliar, em caráter humanitário, concedida pela Suprema Corte.

Mesmo proibido, Eduardo consegue votar contra vetos de Lula, mas Davi Alcolumbre anula 


Morando nos Estados Unidos e impedido de registrar presença e voto na Câmara dos Deputados, Eduardo Bolsonaro (PL-SP) conseguiu registrar nesta quinta-feira (27) voto em uma sessão conjunta do Congresso Nacional que derrubou vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a novo licenciamento ambiental.

Ele está impedido de votar desde agosto, quando reassumiu o mandato após se afastar por uma licença. A Casa bloqueou o acesso dele ao sistema interno, chamado de "Infoleg", por entender que o exercício da atividade parlamentar não pode ser feito do exterior.

O deputado chegou a pedir que seus votos fossem registrados e a pedir à área técnica da Câmara que o sistema fosse reabilitado, mas nenhuma das demandas foi atendida. O sistema de votação do Congresso Nacional, porém, é diferente. Por isso, Eduardo votou na sessão.

Logo depois, no entanto, o presidente do Congresso Nacional, David Alcolumbre (União-AP), anunciou em plenário a anulação do voto. "Essa presidência declara a nulidade do registro de votação e determina a retificação de seu resultado".

Eduardo também votou no projeto de lei que cria regras mais flexíveis para o pagamento das dívidas bilionárias dos estados com o governo federal, o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag), mas o voto também foi anulado.


quinta-feira, 27 de novembro de 2025

 Reunião do PL após prisão de Bolsonaro tem mal-estar entre Michelle e Flávio


A definição do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) como porta-voz do pai após a prisão preventiva gerou um mal-estar entre integrantes da família, segundo relataram aliados que participaram da reunião realizada na tarde de segunda-feira (24) na sede do PL em Brasília. Além de Flávio, participaram do encontro a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, e os outros filhos políticos, o ex-vereador do Rio Carlos Bolsonaro e o vereador de Balneário Camboriú (SC) Jair Renan.

Flávio Bolsonaro diz a Ciro Nogueira em reunião tensa que será candidato a presidência da república 



Nos bastidores, Senador Flávio Bolsonaro deixou no ar a possibilidade de entrar na disputa pela presidência, após demonstrar irritação com os movimentos do presidente nacional do PP, Ciro Nogueira.

Segundo apurações, Flávio acredita que Ciro tem atuado mais em benefício próprio do que em prol de uma unidade da direita inclusive pressionando por uma eventual vaga de vice. Essa tensão interna mostra que o tabuleiro político está longe de se estabilizar e que novos capítulos devem surgir em breve.


 Polícia descobre fábrica clandestina de cigarros no Ceará



Uma ação da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) desarticulou uma fábrica clandestina de cigarros, descoberta na zona rural de Tianguá. Na ocasião, também foram presos em flagrante 10 homens paraguaios que atuavam no local.

Durante a ação, foram apreendidas máquinas de fabricação, embalagens, insumos, um gerador elétrico, empilhadeiras, além de caixas de filtros e cigarros já prontos.

As apreensões e prisões ocorrem após trabalho investigativo feito pela Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), unidade especializada da Polícia Civil vinculada ao Departamento de Combate aos Crimes contra o Patrimônio (Depatri), contando ainda com o apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core/PCCE).

Mais detalhes sobre as ações policiais serão divulgados ainda nesta quarta-feira (26), em coletiva de imprensa, na sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), no Centro Integrado de Segurança Pública do Ceará (Cisp), em Fortaleza.


Brasil registra melhor renda, menor desigualdade e menor pobreza nos últimos 30 anos 



O Brasil teve em 2024, no segundo ano do governo Lula 3, os melhores índices históricos de renda média, queda da pobreza e redução da desigualdade desde 1995 – início da série histórica, quando os dados começaram a ser compilados. As informações vêm de levantamento elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

O estudo revela que a renda domiciliar per capita subiu cerca de 70% em três décadas, passando de R$ 1.191 em 1995 (corrigido pela inflação) para R$ 2.015 em 2024. Paralelamente, a proporção de pessoas em situação de pobreza extrema caiu de 25% naquele ano para 4,8% em 2024, e a pobreza geral diminuiu de 61,2% para 26,8%.

O avanço desses indicadores foi motivado principalmente pelo aquecimento do mercado de trabalho e pela expansão de programas de transferência de renda, que se tornaram mais eficazes no combate à pobreza e desigualdade.

A pesquisa mostra que a melhora entre 2021 e 2024 foi impulsionada por dois fatores equivalentes: o aquecimento do mercado de trabalho e a expansão das transferências assistenciais. Ambos responderam, cada um, por quase metade da redução da desigualdade e da queda da extrema pobreza no período.


quarta-feira, 26 de novembro de 2025

Moraes confirma condenação definitiva de Bolsonaro e ex-presidente vai começar a cumprir a pena 



O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o encerramento do processo que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro a mais de 27 anos de prisão.⁠

⁠Com isso, terá início a execução da pena. Moraes é quem vai definir onde Bolsonaro ficará preso — isso não foi divulgado ainda pela Corte.⁠

⁠A decisão que determinou o fim do processo para Bolsonaro vale também para outros dois condenados: o ex-ministro da Justiça Anderson Torres e o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), que está nos Estados Unidos.⁠

⁠No momento, Bolsonaro está preso preventivamente em uma cela especial na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília.⁠

⁠O ministro pode mantê-lo neste local ou decidir que ele deve ser transferido para uma unidade prisional, como o Complexo Penitenciário da Papuda.⁠

⁠Já a defesa deve tentar reestabelecer a prisão domiciliar, com o argumento de que o ex-presidente tem graves problemas de saúde.⁠

⁠Esse cenário, porém, ficou mais difícil depois que Bolsonaro danificou sua tornozeleira eletrônica usando um ferro de solda, o que provocou sua transferência para a PF no sábado (22/11).⁠

⁠A prisão preventiva foi decretada em agosto por Moraes com o argumento de que havia risco do ex-presidente fugir do país.⁠

 "Brasil desafiou Donald Trump e venceu", diz análise publicada pelo The New York Times



Uma análise publicada pelo The New York Times nesta segunda-feira (24) afirma que o Brasil “desafiou Donald Trump e venceu”, ao descrever a mudança de postura do presidente norte-americano diante da prisão de Jair Bolsonaro. O texto é assinado por Jack Nicas, ex-correspondente do jornal no país.

Segundo o NYT, Trump havia pressionado Lula, imposto tarifas de 50% ao Brasil e até sancionado um ministro do STF para ajudar o aliado - chamado pelo jornal de “Trump dos Trópicos”. Cinco meses depois, o cenário virou: Bolsonaro foi preso, e o governo norte-americano removeu as tarifas após um encontro cordial entre Trump e Lula. A análise diz que o episódio mostra os limites da influência internacional de Trump e como ele abandona aliados quando isso lhe convém.


 Pela 1ª vez, militares são presos por golpe



Pela primeira vez na história brasileira, militares são presos depois de condenados pela Justiça por planejarem um golpe de estado. A decisão ocorre após o Supremo Tribunal Federal (STF) declarar o trânsito em julgado da trama golpista. Ou seja, o STF entendeu que não cabem mais recursos e abriu caminho para a execução das penas na prisão.

Ficarão presos:

➡️Jair Bolsonaro, ex-presidente da República. Foi capitão do Exército de 1973 a 1988;

➡️Alexandre Ramagem, ex-diretor da Abin. Foi delegado da Polícia Federal (PF);

➡️Almir Garnier, ex-comandante da Marinha. É almirante de Esquadra da Marinha;

➡️Anderson Torres, ex-ministro da Justiça. Foi delegado da PF;

➡️Augusto Heleno, ex-ministro do GSI. General da reserva do Exército;

➡️Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa. General do Exército;

➡️Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil de Bolsonaro. General da reserva do Exército.

 Ex-ministros Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira são presos



A Polícia Federal (PF) prendeu nesta terça-feira (25) os ex-ministros do governo Jair Bolsonaro e generais do Exército Augusto Heleno (foto) e Paulo Sérgio Nogueira.

Os dois foram presos e encaminhados para o Comando Militar do Planalto, em Brasília. Augusto Heleno é ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e Nogueira é ex-ministro da Defesa.

A decisão ocorre após o Supremo Tribunal Federal (STF) declarar o trânsito em julgado no caso da trama golpista.


segunda-feira, 24 de novembro de 2025

 Após suspensão de remédios, médica visita Bolsonaro na PF


Marina Graziottin Pasolini, médica que receitou pregabalina para Bolsonaro, visitou ex-presidente em Brasília na tarde deste domingo (23)

Segundo equipe médica de Bolsonaro, o remédio pode ter sido responsável pelos sintomas de alucinação e confusão mental que presidente disse ter sentido na noite de sexta (21)


"Meti ferro quente aí" por "curiosidade", diz Bolsonaro sobre tornozeleira 


Um ferro de solda foi usado para tentar violar a tornozeleira eletrônica do ex-presidente Jair Bolsonaro. O equipamento apresentava marcas de derretimento em toda sua circunferência. O próprio Bolsonaro admite que "meteu ferro quente". Disse que teria agido "por curiosidade".⁠

A tentativa de violação teria começado, segundo Bolsonaro, no final da tarde de sexta-feira, 21. Na madrugada do sábado, por volta da meia-noite, o alerta de violação do equipamento foi registrado no sistema de monitoramento e pela manhã o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a prisão preventiva sob risco de fuga. ⁠

Bolsonaro está preso na Superintendência da Polícia Federal em Brasília.

 Bolsonaro teve alucinações e confusão mental, segundo boletim médico


O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou aos seus médicos que passou por um episódio de “confusão mental e alucinação”, segundo boletim de saúde divulgado neste domingo (23). O texto consta na manifestação de defesa do detido.

Bolsonaro foi preso preventivamente, no sábado (22), por tentar romper a tornozeleira eletrônica que o monitorava durante sua detenção em casa. Ele contou, em audiência de custódia, na manhã deste domingo, que esse quadro mental que o teria motivado a ação.

Os médicos do ex-presidente, Claudio Birolini e Leandro Echenique, afirmaram que o distúrbio foi uma reação medicamentosa, motivada pela interação de um remédio prescrito por uma médica que não faz parte da equipe de cuidados de Bolsonaro.

O medicamento em questão seria a Pregabalina, um anticonvulsivante que teria reagido com os remédios de soluço do político, Clorpromazina e a Gabapentin.


sexta-feira, 21 de novembro de 2025

"Ninguém respeita quem não se respeita", diz Lula após recuo nas tarifas dos EUA 





 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (20) que está feliz com a decisão do governo Donald Trump de começar a retirar tarifas adicionais sobre produtos brasileiros.

"Hoje eu estou feliz porque o presidente Trump já começou a reduzir algumas taxações que tinha feito em alguns produtos brasileiros. Essas coisas vão acontecer na medida que a gente consiga galgar respeito das pessoas. Ninguém respeita quem não se respeita. Em política, em economia, não tem mágica. Você tem que fazer aquilo que é possível fazer, na hora que é possível fazer, sem pegar ninguém de sobressalto", afirmou Lula em evento do Salão do Automóvel, em São Paulo.

O presidente, que tem posições políticas e ideológicas diferentes das de Trump, afirmou que "ninguém é obrigado a concordar com ninguém".

"Ninguém é obrigado a estar na mesma religião, ninguém é obrigado a gostar do mesmo time. A única coisa que nós temos que ser é respeitoso uns com os outros e admitir o exercício da democracia", argumentou.


Após incêndio, ONU diz que local da COP agora é responsabilidade do Brasil



O espaço da Blue Zone atingido por um incêndio nesta quinta-feira (20) deixa de ser responsabilidade da ONU e passa a ser responsabilidade do governo brasileiro, segundo nota enviada pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCC, na sigla em inglês).

O braço da ONU dedicado às mudanças climáticas esclareceu que a evacuação da área foi ordenada pelo chefe do Corpo de Bombeiros do Pará, que deve realizar uma verificação completa de segurança do local e trazer atualizações sobre o incidente. Ainda não foi confirmada a causa do incêndio.

"Observe que o local agora está sob a autoridade do país anfitrião e não é mais considerado Blue Zone", diz a nota. Antes do incidente, a segurança da área de acesso restrito da COP ficava sob responsabilidade da ONU.

 

 Haddad diz que PL Antifacção aprovado na Câmara enfraquece PF e combate ao crime



O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira (19) que o chamado PL Antifacção, aprovado na Câmara dos Deputados, está na contramão do combate ao crime, e servirá para enfraquecer operações e a Polícia Federal.

O texto foi aprovado na Câmara na noite desta terça (18) e cria um novo marco legal para o enfrentamento de organizações criminosas. Ele foi enviado pelo governo ao Congresso, mas passou por mudanças sob relatoria do deputado federal Guilherme Derrite (PP-SP).

"O projeto enfraquece essas operações. Não apenas asfixia financeiramente a Polícia Federal para os próximos anos, como cria uma série de expedientes frágeis que vão ser utilizados pelos advogados do andar de cima do crime organizado para obter vantagens no Judiciário, que vai ter que respeitar a nova lei se ela for aprovada", disse.

O governo tem resistido à aprovação do texto, e criticado as mudanças feitas por Derrite. Entre os pontos sensíveis, estão mudanças nas atribuições da PF. O relator também queria promover a equiparação da atuação de facções criminosas a terrorismo, mas acabou retirando do texto após pressão do governo.

Segundo Haddad, o projeto "asfixia financeiramente" a Polícia Federal e a própria Receita.

quinta-feira, 20 de novembro de 2025

 Alemanha anuncia 1 bilhão de euros para Fundo de Florestas idealizado pelo Brasil



O valor foi informado primeiro ao governo brasileiro. A ministra Marina Silva (Meio Ambiente) divulgou o montante à imprensa ao lado do presidente Lula (PT) nesta quarta-feira (19) e disse que o aporte é um reconhecimento de que o mecanismo foi bem estruturado. Segundo ela, é uma "demonstração que esse instrumento de financiamento global é muito bem desenhado, bem estruturado e que começa a dar respostas".

Comissão de investigação na Argentina decide que Milei cometeu suposta fraude com criptomoeda 



Uma comissão de investigação do Congresso argentino concluiu, nesta terça-feira (18), que a promoção da criptomoeda $LIBRA pelo presidente, Javier Milei, poderia constituir fraude. O caso aconteceu em fevereiro deste ano e resultou em prejuízos milionários a investidores.

Segundo relatório divulgado pela comissão da Câmara dos Deputados, presidida pela oposição a Milei, os fatos analisados seriam "compatíveis com uma suposta fraude". O documento também atribuiu a Milei e sua irmã, Karina, secretária-geral da Presidência, a "responsabilidade política" pelo caso.

O relatório, agora, foi submetido ao Congresso argentino, para que os parlamentares avaliem se Milei cometeu "má conduta no exercício de suas funções".

Em meados de fevereiro, Milei fez uma publicação em suas redes sociais para promover uma criptomoeda recém-criada, a $LIBRA. O presidente argentino chegou a se retratar em seguida, mas o estrago já estava feito: a moeda desconhecida subiu de valor e despencou pouco tempo depois, o que causou prejuízos de milhões de dólares a argentinos e estrangeiros.


 Ex-ministro de Bolsonaro recebeu propina e foi estratégico para blindagem do esquema do INSS



O ex-ministro da Previdência José Carlos Oliveira teve um papel "estratégico" para o "funcionamento e blindagem" do esquema de descontos indevidos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), aponta a Polícia Federal. Segundo as investigações, o ex-ministro era chamado pelo apelido de "Yasser" e "São Paulo" e enviou mensagens de WhatsApp agradecendo pelo pagamento dos "valores indevidos". Oliveira mudou o seu nome para Ahmed Mohmad Oliveira Andrade. Em uma planilha de fevereiro de 2023, consta a anotação de um repasse de R$ 100 mil associada a ele.

quarta-feira, 19 de novembro de 2025

 Câmara aprova texto-base do Marco Legal do Combate ao Crime Organizado



O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (18), o texto-base do Marco Legal do Combate ao Crime Organizado.

A proposta enviada pelo Executivo foi aprovada na forma do substitutivo do relator Guilherme Derrite (PP-SP). Foram 370 votos favoráveis a 110 contrários.

Com a aprovação do texto-base, os deputados partiram para a apreciação dos destaques, que podem alterar trechos do texto.

O texto tipifica a conduta de “domínio social estruturado”, mirando organizações criminosas, milícias privadas e grupos paramilitares.

A pena prevista é de 20 a 40 anos, mas pode ser aumentada para caso de liderança dos grupos criminosos e uso de tecnologia avançada, como uso de drones. Com isso, a pena pode chegar a até 66 anos de reclusão.

 Gasto com polícia no Ceará é o terceiro maior do Brasil



O Ceará foi o estado do Nordeste que mais destinou proporcionalmente recursos às polícias em 2024, segundo o estudo Funil de Investimentos da Segurança Pública e do Sistema Prisional, produzido pelo JUSTA. Foram 9,3% do orçamento estadual aplicados no setor, o equivalente a R$ 3,7 bilhões.

O dado coloca o Ceará atrás apenas de Rio de Janeiro (10,3%) e Amapá (9,9%) no ranking nacional de comprometimento do orçamento com atividades policiais. Entre os estados nordestinos, ninguém gastou proporcionalmente mais.


Fundo de Previdência do RJ investiu R$ 2 bi no Master; TCE fala em risco aos aposentados 



O Rioprevidência, fundo responsável pelo pagamento de aposentadorias e pensões a 235 mil servidores inativos do RJ, aplicou R$ 2,6 bilhões em fundos do grupo liderado pelo Banco Master. O investimento foi realizado ao longo de 2024 e 2025, aproveitando taxas consideradas “mais atrativas” que as oferecidas por concorrentes.

Em maio, o Tribunal de Contas do RJ (TCE-RJ) já havia alertado para “graves irregularidades” aos gestores do fundo. Em outubro, o TCE voltou a criticar os aportes e determinou uma tutela provisória com apensação sobre o Rioprevidência, impedindo-o de fazer novas transações com o Master.

“Chega de decisões sem transparência, chega de colocar em risco a aposentadoria daqueles que colaboraram com a construção deste estado”, declarou a conselheira Mariana Montebello Willeman.

Nesta terça-feira (18), o Banco Central decretou regime de administração especial temporária do Master por 120 dias e a liquidação do conglomerado. O presidente da instituição, Daniel Vorcaro, foi preso pela Polícia Federal horas antes, na noite de segunda (17), tentando deixar o país.


 Lula sanciona lei que proíbe linguagem neutra na administração pública



 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou o projeto que proíbe a utilização da linguagem neutra por órgãos e entidades da administração pública federal, estadual e municipal. A medida foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (17).

A linguagem neutra é uma forma de comunicação que busca adotar termos neutros no lugar de expressões femininas ou masculinas, como por exemplo 'todes', no lugar de todos/todas; 'elu', em vez de ele/ela; 'ume', para substituir um/uma.

terça-feira, 18 de novembro de 2025

 Chanceler alemão diz que jornalistas ficaram contentes ao sair de Belém após COP30



O chanceler alemão, Friedrich Merz, comparou o Brasil com a Alemanha durante um discurso realizado no Congresso Alemão do Comércio no dia 13 de novembro.

Merz disse que seu país era um dos "mais bonitos do mundo" e que todos os jornalistas alemães que estiveram na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), em Belém, ficaram felizes de ir embora da cidade.

"Senhoras e senhores, nós vivemos em um dos países mais bonitos do mundo. Perguntei a alguns jornalistas que estiveram comigo no Brasil na semana passada: 'Quem de vocês gostaria de ficar aqui?' Ninguém levantou a mão. Todos ficaram contentes por termos retornado à Alemanha, a noite de sexta para sábado, especialmente daquele lugar onde estávamos."

O chanceler alemão esteve na Cúpula dos Líderes em Belém, onde participou de um encontro bilateral com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

PF prende Daniel Vorcaro, dono do Banco Master 



A Polícia Federal prendeu na segunda-feira (17) Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, em Guarulhos.

A prisão aconteceu um dia após um consórcio liderado pelo grupo de investimento Fictor Holding Financeira anunciar a compra do Banco Master.

O negócio tem a participação de investidores dos Emirados Árabes Unidos e prevê um aporte imediato de R$ 3 bilhões para reforçar o caixa do Master, que passa por dificuldades financeiras. A compra ainda precisa da aprovação do Banco Central e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica, o Cade.

No total, a operação Compliance Zero cumpre sete mandados de prisão e 25 de busca e apreensão nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia e no Distrito Federal.

O objetivo é combater a emissão de títulos de crédito falsos por instituições financeiras que integram o Sistema Financeiro Nacional.

As investigações tiveram início em 2024, após requisição do Ministério Público Federal, para investigar a possível fabricação de carteiras de crédito insubsistentes por uma instituição financeira. Tais títulos teriam sido vendidos a outro banco e, após fiscalização do Banco Central, substituídos por outros ativos sem avaliação técnica adequada.

Estão sendo investigados os crimes de gestão fraudulenta, gestão temerária, organização criminosa, entre outros.


 Plano de paz de Trump para Gaza é aprovado pelo Conselho de Segurança da ONU



O Conselho de Segurança da ONU aprovou nesta segunda-feira (17) o plano de paz apresentado pelo governo Trump para a reconstrução de Gaza após a guerra entre Israel e o Hamas.

O plano autoriza a entrada de uma força internacional de estabilização para garantir a segurança no território, devastado após a guerra, prevê o desarmamento do grupo terrorista Hamas e abre um possível caminho futuro para um Estado palestino independente.

A Rússia, que havia apresentado uma resolução concorrente, absteve-se juntamente com a China na votação — no fim, foram 13 votos a favor da resolução, 0 contra e 2 abstenções, de Pequim e e Moscou.

segunda-feira, 17 de novembro de 2025

 PCC construiu distribuidora para adulterar combustíveis no Norte e Nordeste



 Integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC) construíram uma distribuidora de combustíveis no Nordeste para operar o esquema de lavagem de dinheiro em postos de combustíveis no Piauí, Maranhão e Tocantins.

A informação consta na investigação que resultou na Operação Carbono Oculto 86. Ao menos quatro empresários e 70 empresas estavam entre os alvos da ação. Ao todo, 49 postos foram interditados e foram apreendidos imóveis, uma aeronave, veículos de luxo e ativos financeiros.

STF publica ata de julgamento que mantém condenação de Bolsonaro pela trama golpista



O Supremo Tribunal Federal publicou, nesta segunda-feira (17), a ata do julgamento dos recursos apresentados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e outros seis condenados na trama golpista. Esses recursos foram rejeitados pela Primeira Turma da Corte. A ata é um resumo dos debates dos ministros sobre o tema.

Nos próximos dias, deve ser publicado o acórdão, um documento que oficializa a decisão do STF. Essas publicações abrem espaço para que as defesas apresentem novos embargos de declaração, também chamados de segundos embargos. O prazo para essas manifestações é de cinco dias.

 

 EUA anunciam redução de tarifas sobre o café, carne, açaí e banana brasileiros



O café, carne, algumas frutas tropicais frescas ou congeladas, castanha-do-Pará e açaí tiveram as tarifas de reciprocidade reduzidas, segundo ordem executiva publicada pela Casa Branca nesta sexta-feira (14).

A medida vale para mercadorias importadas e retiradas em armazém desde a quinta-feira (13). Ainda não está claro de quanto foi a redução.

Desde agosto, a importação de produtos do Brasil pelos Estados Unidos é alvo de uma sobretaxa de 50%.

Esse percentual aconteceu em virtude de duas ordens de Donald Trump: uma em abril, quando o Brasil passou a ter uma sobretaxa de 10% e outra que começou a valer em agosto, totalizando o "tarifaço" em 50%.

STF tem maioria para tornar Eduardo Bolsonaro réu por tentar intimidar judiciário e favorecer pai  



A Primeira Turma do STF formou maioria nesta sexta (14) para receber a denúncia contra o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que passa a ser réu.

Morando nos Estados Unidos, ele é acusado de tentar interferir em um processo que envolve o pai, Jair Bolsonaro.

Segundo a PGR, a conduta configura coação no curso do processo, crime que ocorre quando alguém tenta influenciar investigações ou decisões por meio de violência ou grave ameaça. A pena varia de 1 a 4 anos de prisão.

O julgamento ocorre no plenário virtual do STF e segue até 25 de novembro. Já votaram pelo recebimento da denúncia Alexandre de Moraes (relator), Flávio Dino e Cristiano Zanin.


sexta-feira, 14 de novembro de 2025

Prisões por envolvimento com organizações criminosas teve um aumento de 93,2% 



Entre janeiro e outubro deste ano, as Forças de Segurança do Ceará realizaram 29.408 prisões e apreensões em todo o estado, o que representa uma média de cerca de 100 capturas por dia. Os números foram divulgados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), órgão vinculado à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

De acordo com o levantamento, 2.135 prisões e apreensões foram por envolvimento com organizações criminosas (Orcrim). O número é 93,2% maior que o registrado no mesmo período de 2024, quando foram feitas 1.105 capturas.

As prisões por homicídio também aumentaram. Nos 10 primeiros meses deste ano, 2.423 pessoas foram presas por esse tipo de crime, um crescimento de 35,4% em relação ao ano passado, com 1.790 capturas.

Somente em outubro de 2025, o estado registrou 284 prisões ou apreensões de pessoas ligadas a organizações criminosas, 151,3% a mais que no mesmo mês de 2024, quando foram contabilizadas 113.

Os dados da Supesp mostram que todas as regiões do Ceará tiveram aumento no número de prisões neste ano. Fortaleza teve o maior número absoluto de capturas: 10.862, um aumento de 17,2% em relação a 2024, com 9.264.

A Região Metropolitana apresentou o maior crescimento percentual: 21,5%, passando de 4.936 para 5.997 prisões e apreensões. No Interior Sul, houve aumento de 17%, com 6.863 capturas em 2025 contra 5.867 no ano anterior. Já o Interior Norte registrou crescimento de 7%, somando 5.671 prisões e apreensões neste ano, frente a 5.298 em 2024.


ONU cobra plano do governo para melhorar segurança e infraestrutura na COP



 A Organização das Nações Unidas pediu ao governo brasileiro uma reação rápida para solucionar falhas de segurança e problemas estruturais que têm afetado a COP30, em Belém.

A demanda foi feita em uma carta enviada pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC) a Rui Costa, ministro da Casa Civil (que coordena as atividades relacionadas à cúpula), e a André Corrêa do Lago, presidente da conferência.

No documento, o secretário-executivo Simon Stiell relata que a tentativa de invasão ocorrida na noite de terça-feira, quando um grupo estimado em 150 ativistas entrou no pavilhão, deixou feridos e causou danos, expôs "brechas graves" no controle do evento.

Ele destaca que o efetivo policial estava no local, mas não conteve a ação, e menciona que, na manhã seguinte, novos protestos ocorreram dentro de uma área que deveria ser restrita. "Isso contraria o plano de segurança, que proíbe ações na Zona Vermelha", diz a carta.


 Lula vê distância para adversários diminuir apesar de liderar cenários para 2026



Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira, 13, indica que, embora a distância entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seus principais adversários tenha diminuído, o presidente segue numericamente à frente em todos os cenários de segundo turno testados para 2026.⁠

⁠Único cenário em que há empate técnico é contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), por 42% a 39% (ante 46% a 36% em outubro), movimento que reflete o estreitamento observado também nas disputas contra outros potenciais concorrentes. Contudo, Bolsonaro está inelegível e não poderá concorrer em 2026.⁠

⁠Na disputa contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), por exemplo, distância recuou de 12 para 5 pontos percentuais. ⁠

 PF afirma que ex-presidente do INSS recebia propina mensal de R$ 250 mil



Segundo investigações da Polícia Federal, o ex-presidente do INSS Alessandro Stefanutto recebia até R$ 250 mil por mês em propinas pagas por uma associação investigada em fraude dos descontos ilegais de aposentados. O relatório da PF também aponta que Stefanutto autorizou pelo menos 34 mil descontos. Ele foi preso nesta quinta-feira (13).

O ex- presidente do INSS foi demitido em abril, após ser afastado da função quando o escândalo de fraudes ao órgão se tornou público.

Em nota, a defesa dele afirmou que não teve acesso ao teor da decisão e que "segue confiante, diante dos fatos, de que comprovará a inocência dele ao final dos procedimentos relacionados ao caso".


quinta-feira, 13 de novembro de 2025

 Maduro decreta alerta máximo e fala em luta armada após chegada de porta-aviões dos EUA 



A Venezuela realiza nesta quarta-feira (12) exercícios militares por ar, terra e mar no que o governo chamou de uma "mobilização maciça" de militares e armamentos por todo o país no dia seguinte à chegada do maior porta-aviões do mundo, o americano USS Gerald Ford, à América Latina.

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ordenou ainda na terça-feira a integração total da população, do Exército e do aparato estatal e pediu "preparo máximo" no país. Maduro sancionou na terça-feira uma nova lei de defesa e pediu para que todos estejam prontos para uma "luta armada" para defender a soberania do país.

As atividades militares na Venezuela são uma resposta à “ameaça imperialista” representada pela presença militar dos EUA no mar do Caribe, segundo o ministro da Defesa, Vladimir Padrino López. 

 COP 30: Manifestantes entram em confronto com seguranças da ONU



Dezenas de pessoas, entre elas indígenas e integrantes de movimentos sociais, entraram em confronto com forças de segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) no início da noite desta terça-feira (11/11), no pavilhão onde acontece a COP30, em Belém.⁠

"No início desta noite, um grupo de manifestantes violou as barreiras de segurança na entrada principal da COP, causando ferimentos leves a dois seguranças e danos superficiais ao local. A equipe de segurança brasileira e da ONU tomou medidas para proteção do local, seguindo todos os protocolos de segurança estabelecidos", diz a nota da UNFCC - Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas   .⁠

⁠"Autoridades do governo brasileiro e da ONU estão investigando o incidente. O local está seguro e as negociações da COP continuam."⁠

⁠Um integrante do serviço de atendimento médico de urgência disse à reportagem que um segurança foi removido por paramédicos com um ferimento na cabeça.⁠

Alessandro Stefanutto,  ex-presidente do INSS, é preso em operação da PF contra descontos ilegais



O ex-presidente do Instituto Nacional do Seguro Social Alessandro Stefanutto foi preso nesta quinta-feira durante operação da Polícia Federal que investiga um esquema de descontos ilegais em aposentadorias e pensões do INSS.

Stefanutto foi demitido do cargo em abril, quando o escândalo de fraudes ao órgão se tornou público.

Ele é alvo de um dos 10 mandados de prisão cumpridos nesta quinta, em nova fase da Operação Sem Desconto, deflagrada pela PF em parceria com a Controladoria-Geral da União.

 Câmara dos EUA aprova projeto que encerra paralisação do governo


 

A Câmara dos Deputados dos EUA, controlada pelos republicanos, aprovou nesta quarta-feira (12) um acordo para encerrar que restabelece o financiamento das agências federais.

Dessa forma, a maior paralisação da história do governo do país deve acabar, após a sanção do presidente Donald Trump. 

A paralisação do governo, também conhecida como “shutdown”, foi mais longa da história do país, afetando vários serviços públicos.

A paralisação ocorre quando o Congresso não aprova o orçamento federal dentro do prazo. Com isso, o governo fica sem dinheiro para manter serviços e pagar servidores federais.


quarta-feira, 12 de novembro de 2025

246 suspeitos de integrar facções são presos em 60 horas no CE  


Com 60 horas de operação, as Forças de Segurança do Ceará capturaram 246 pessoas e apreenderam 58 armas de fogo em Fortaleza e Região Metropolitana. Nomeada “Integração Saturação Total no Ceará”, a ação iniciou às 18h da sexta-feira (7) e seguiu até as 6h da manhã dessa segunda-feira (10).

Todos os presos são suspeitos de envolvimento em Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) e outros crimes em todo o estado, segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS).

Os indivíduos capturados no Ceará durante o final de semana são suspeitos de praticarem diversos atos criminosos.

A operação teve como objetivo combater a atuação de grupos criminosos e coibir os CVLIs. O titular da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), delegado Harley Filho, destacou o êxito da ação e os resultados alcançados.

“Do total de quase 250 pessoas presas, foram capturados diversos homicidas e integrantes de organizações criminosas, não apenas em Fortaleza, mas também em pontos estratégicos da Região Metropolitana e do Interior Norte”, analisou o delegado.


Maior Data Center do Brasil será abastecido por 100% de energia renovável


O maior data center do Brasil, que será instalado no município de Caucaia, no Ceará, deverá atuar com energia 100% renovável, conforme a empresa cearense Casa dos Ventos, responsável pela execução das atividades. O data center é uma parceria entre a companhia e a ByteDance, que é a empresa controladora do TikTok.

Com investimento estimado em R$ 50 bilhões, o empreendimento será o primeiro do tipo no Nordeste e promete movimentar a economia regional, gerar milhares de empregos e consolidar o estado como um polo tecnológico. A empresa afirma que o projeto será abastecido por energia totalmente renovável, proveniente de novos parques eólicos que estão sendo construídos exclusivamente para o funcionamento da estrutura.


 EUA podem barrar visto para estrangeiros com obesidade


O governo Trump anunciou uma nova medida que pode barrar a concessão de vistos a estrangeiros com determinadas doenças crônicas, como diabetes, obesidade, câncer e problemas cardiovasculares.

A iniciativa integra uma política mais rígida de controle migratório, sob o argumento de evitar que pessoas com essas condições se tornem um “encargo público” para o sistema de saúde dos Estados Unidos.

De acordo com o Departamento de Estado, agentes consulares deverão avaliar se o solicitante tem chances de depender de benefícios públicos no futuro em razão da idade ou do estado de saúde.

Alece aprova projeto que inclui calçados no fardamento e escolas públicas estaduais 


O projeto de lei que inclui calçados no fardamento das escolas públicas estaduais foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) nesta terça-feira (11). A proposta é de autoria do Poder Executivo e havia sido anunciada pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), na última segunda-feira (3).

A medida altera a lei que dispõe sobre o fornecimento de fardamento escolar nas escolas estaduais para incluir “calçado adequado às atividades escolares”.

De acordo com o texto, os calçados serão adquiridos e distribuídos conforme a idade e a numeração dos alunos. A medida tramitava em regime de urgência na Alece desde o dia 4.

“Com este projeto, objetiva-se fortalecer a referida política, incluindo mais um item no fardamento escolar para fornecimento gratuito ao aluno, qual seja, um calçado adequado não somente ao deslocamento casa/escola, mas também o máximo aproveitamento da jornada escolar, garantindo aos estudantes condições ideais de acesso à aprendizagem”, justificou o governo na proposta.


terça-feira, 11 de novembro de 2025

 Governador de Mato Grosso chama Eduardo Bolsonaro de louco



O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), disse que o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) é “louco” e que ele está “falando merda nos Estados Unidos”.

“Está louco, está falando bobagem. Está lá nos Estados Unidos, longe da realidade. Fez uma lambança gigante quando defendeu o tarifaço do [presidente dos Estados Unidos, Donald] Trump. Foi um grande equívoco que ele cometeu e está cometendo outro. Ele está perdendo tempo de ficar calado”, disse o governador.

“Eu respeito muito o presidente Bolsonaro, tenho um grande respeito por ele, deu uma grande contribuição. Na minha opinião está sendo injustiçado. Agora, o filho dele está falando merda lá nos Estados Unidos”, acrescentou.

Mauro Mendes falou isso depois de ser perguntado sobre um vídeo em que Eduardo chama o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), de “candidato ao sistema”.

“O Tarcísio é o candidato do sistema. É o cara que o Moraes quer, que gostaria que fosse eleito porque ele ainda viria com o apoio de Jair Bolsonaro. O meu pai foi posto em prisão domiciliar, com tornozeleira, esculachado e sem rede social por conta desse projeto”, disse Eduardo no vídeo postado no seu canal do YouTube.

Eduardo ainda criticou Tarcísio usando palavras do ex-ministro José Dirceu (PT). Ele disse que o governador de São Paulo “não é um líder” e que só foi eleito por causa dos votos dos bolsonaristas.

“Ele quer ser presidente da República do Brasil. Por isso que falo que ele é uma ficção, porque ele depende totalmente do Bolsonaro e do voto bolsonarista. Porque ele não é um líder, foi eleito em São Paulo pela força do eleitorado conservador, que é legítimo”, diz o trecho do ex-ministro que Eduardo compartilhou.


 Inspetor Alberto, hoje aliado de RC, já defendeu cadeira elétrica para o ex-prefeito



O ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (União Brasil) e o vereador de Fortaleza Inspetor Alberto (PL) hoje estão do mesmo lado político, na oposição ao PT em Fortaleza e no Ceará. Porém, o vereador bolsonarista já foi extremamente crítico da gestão de RC, enquanto ele era prefeito da Capital.

À época, o principal foco dos ataques do parlamentar era a administração de RC o município durante a pandemia da Covid-19, principalmente com a construção do hospital de campanha no Estádio Presidente Vargas (PV). Na ocasião, a oposição acusou Roberto Cláudio de desvio de dinheiro.

Alberto, assim como outros políticos hoje aliados de RC como o próprio André Fernandes (PL), eram ferrenhos críticos, chegando a puxar até coro para que o então prefeito fosse preso.

Prefeito do PL dispara contra Carlos e Eduardo Bolsonaro: "Não somos gado"



 O prefeito de Pouso Redondo (SC), Rafael Tambozi (PL), se pronunciou em meio à indefinição na composição da chapa bolsonarista ao Senado em Santa Catarina e disparou contra os irmãos Eduardo e Carlos Bolsonaro (ambos do PL): "Não somos gado".

Jair Bolsonaro (PL) quer que seu filho ‘02’, Carlos, vereador pelo Rio de Janeiro desde 2001, dispute uma cadeira no Senado Federal por Santa Catarina em 2026. Contudo, o ex-presidente enfrenta resistência de lideranças locais, que defendem a chapa com a deputada federal Carol de Toni (PL-SC) e o senador Esperidião Amin (PP-SC). Nas próximas eleições, cada estado vai eleger dois senadores.


Trump lança Bolsa Família americano



Em uma estratégia que remete ao Bolsa Família brasileiro, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou um programa de transferência direta de renda que distribuirá cheques de até US$ 2 mil para famílias de baixa e média renda, financiado por tarifas impostas sobre produtos importados.

O novo plano conhecido como “Bolsa Família americano”, prevê repasses financeiros individuais para estimular o consumo interno e reduzir o custo de vida nos Estados Unidos. Segundo Trump, o programa beneficiará famílias com renda anual de até US$ 60 mil, excluindo os de renda elevada, com pagamentos que podem chegar a US$ 8 mil por família, dependendo do número de integrantes.

segunda-feira, 10 de novembro de 2025

 Eduardo reage a críticas e manda recado a Nikolas: "Não gostou vai para outro partido"


O clima esquentou no PL em meio à pré-candidatura de Carlos Bolsonaro ao Senado por Santa Catarina. Nesta sexta-feira, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) intensificou suas críticas e mirou diretamente o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), apontado por ele como líder de uma "dissidência" no partido.

Nas redes sociais, Eduardo compartilhou uma publicação crítica contra Nikolas, acusando-o de tentar "se livrar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)". O texto compartilhado dizia: "Ele está liderando uma dissidência e vários políticos mais jovens estão com ele. O problema? O de sempre: 'temos que nos descolar do Bozo sem perder o eleitor'". A postagem foi apagada posteriormente pelo autor.

PF apreende dinheiro e relógios em ação que afastou prefeito tiktoker 


A Polícia Federal (PF) apreendeu dinheiro vivo e uma coleção de relógios na casa do empresário Marco Silva Mott, preso durante a segunda fase da Operação Copia e Cola, na manhã desta quinta-feira (6/11), em Sorocaba, no interior paulista. Mott é amigo de infância do prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), que foi afastado do comando da cidade por ordem judicial.

Entre as imagens do material apreendido, parte do dinheiro aparece dentro de cofres — um deles dentro do guarda-roupa do empresário. As fotos também mostram dezenas de relógios, de diferentes modelos.

Mott foi encaminhado para a Delegacia da Polícia Federal em Sorocaba. Em nota, a defesa do empresário afirmou que a prisão é uma “medida desnecessária” e que Mott sempre esteve à disposição das autoridades.

“O decreto judicial de prisão deu-se em virtude de conjecturas e suposições da Polícia Judiciária. A defesa irá esclarecer os equívocos”, afirmam na nota os advogados Antonio Pitombo e Beatriz de Oliveira Ferraro Caloi.

Em abril, além da sede da Prefeitura de Sorocaba, foram cumpridos mandados de busca e apreensão na casa do prefeito Rodrigo Manga (Republicanos). O ex-secretário municipal de Saúde Vinicius Rodrigues também foi alvo de buscas da PF.