Justiça Eleitoral determina novas eleições em Santa Quitéria e Barroquinha
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) aprovou, nesta terça-feira (9), a realização de eleições suplementares em dois municípios do estado. Os eleitores de Santa Quitéria e Barroquinha voltam às urnas em 26 de outubro deste ano para escolher prefeito e vice-prefeito.
Em Santa Quitéria, a crise política começou ainda em janeiro, quando o prefeito reeleito, José Braga Barroso (PSB), o Braguinha, foi preso antes mesmo da posse.
Após conquistar liberdade provisória, voltou a ser alvo da Justiça no mês passado por descumprir medidas judiciais, participando de festas, vaquejadas e até eventos oficiais da prefeitura.
Santa Quitéria foi apontada como o exemplo mais grave de interferência do crime organizado nas eleições de 2024. O grupo Comando Vermelho teria intimidado eleitores e ameaçado adversários políticos.
Em Barroquinha, o cenário também foi de instabilidade. Em julho, o TRE manteve a cassação do prefeito Jaime Veras, da vice-prefeita Carmem Lúcia, de três vereadores e dois suplentes, por uso indevido de recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha destinados exclusivamente a candidaturas negras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário