Venezuela diz que Irã ofereceu ajuda para enfrentar ameaças dos EUA
O ministro das Relações Exteriores da Venezuela anunciou neste sábado (20) que o Irã ofereceu cooperar para enfrentar o que descreveu como “atos de pirataria” e “terrorismo internacional” por parte do governo dos Estados Unidos.
Em uma declaração divulgada no Telegram, o ministro dos Relações Exteriores, Yvan Gil, disse que conversou por telefone com o chanceler do Irã, Abbas Araghchi, para rever as relações bilaterais e discutir “desenvolvimentos recentes no Caribe, especialmente ameaças” e o “roubo de navios carregados com petróleo venezuelano”.
Gil disse que Teerã expressou “total solidariedade” com a Venezuela e ofereceu cooperação “em todas as áreas” para enfrentar as ações dos EUA, que, segundo ele, violam o direito internacional.
Os comentários foram feitos poucas horas depois dos EUA apreenderem mais um navio carregado de petróleo na costa da Venezuela. Este é o segundo caso conhecido de interdição de um navio perto da Venezuela pelos EUA no mês de dezembro, em meio ao anúncio do presidente Donald Trump de um “bloqueio” de petroleiros sancionados que entram e saem do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário