sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

Carlos Bolsonaro renuncia a cargo de vereador no Rio para concorrer ao Senado em SC



O vereador Carlos Bolsonaro (PL), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, renunciou, nesta quinta-feira (11), do cargo de vereador no Rio de Janeiro para concorrer ao Senado em Santa Catarina.

"Parto dessa cidade com o coração cheio de saudade, mas também com a serenidade de quem sabe que está atendendo uma missão maior, da qual sempre fiz parte. Vou para Santa Catarina para cumprir um chamado que eu não poderia realizar aqui. Não é uma fuga, é a continuidade de uma luta"

Na fala, Carlos Bolsonaro chegou a se emocionar ao mencionar o pai, Jair Bolsonaro, preso na superintendência da PF em Brasília, onde cumpre pena -pelo caso da trama golpista.

Carlos Bolsonaro tornou-se vereador nos anos 2000, quando tinha 17 anos. Desde então, ele foi reeleito seis vezes.


Em jantar, Centrão pressiona Flávio e diz que Tarcísio é melhor nome 



O jantar do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) com caciques do Centrão na segunda-feira (8/12), em Brasília, não foi nada animador para os planos do parlamentar de concorrer à Presidência em 2026.

Flávio chamou os presidentes do União Brasil, Antônio Rueda, e do PP, Ciro Nogueira, para jantar em sua casa com o objetivo de pedir apoio dos partidos à sua pré-candidatura ao Palácio do Planalto.

Na conversa, segundo relatos feitos à coluna Igor Gadelha, os caciques do Centrão perguntaram se a candidatura de Flávio era para valer ou se seria apenas para marcar posição e tentar manter o bolsonarismo vivo.

O filho mais velho de Jair Bolsonaro respondeu que sua candidatura era irreversível e disse que sua intenção era “governar junto” aos partidos do grupo que o apoiarem.

Os chefões do PP e do União Brasil, contudo, jogaram a real e disseram para Flávio que nenhum candidato com sobrenome Bolsonaro terá bom desempenho nas urnas em outubro de 2026.

Conforme relatos, os caciques afirmaram ao senador que o melhor nome da direita seria o do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), de acordo com as pesquisas.

O jantar acabou com os presidentes do PP e do União Brasil dizendo a Flávio que consultariam as demais lideranças de seus partidos para medir as chances de apoio à candidatura do senador.

Além de Ciro e Rueda, o jantar teve a presença de caciques do PL, partido de Flávio. Entre eles, o presidente nacional da sigla, Valdemar Costa Neto, e o senador Rogério Marinho (PL-RN).


Moraes declara nula decisão da Câmara sobre não cassar mandato de Zambelli



O ministro Alexandre de Moraes, do STF, declarou nula a decisão da Câmara de não cassar o mandato da deputada Carla Zambelli.

Nesta madrugada, o plenário da Câmara havia mantido o mandato de Zambelli. Foram 227 votos favoráveis para a cassação e 170 contrários, não alcançando maioria absoluta, de 257 parlamentares.

Zambelli foi condenada a dez anos de prisão por envolvimento na invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça. Desde julho, a deputada está presa na Itália, para onde fugiu após a condenação.

Antes da análise no plenário, o caso foi votado pela Comissão de Constituição e Justiça, que deu aval à cassação. No colegiado, o parecer inicial do relator, deputado Diego Garcia (Republicanos-PR), foi pelo arquivamento. O relatório, no entanto, foi rejeitado e a comissão votou um novo parecer do deputado Claudio Cajado (PP-BA) em prol da perda de mandato. 

ENEL tem concessão rejeitada e empresa poderá deixar de operar no Ceará 



A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) emitiu nesta terça-feira (9) um despacho no qual não recomenda a renovação da concessão da Enel para operação no Ceará.

A decisão foi baseada no descumprimento de critérios de eficiência e continuidade no fornecimento de energia, parâmetros estabelecidos pelo Decreto n° 12.068/2024.

Com o parecer contrário, o futuro da distribuidora no estado torna-se incerto. A medida abre espaço para que o Ministério de Minas e Energia avalie alternativas para a prestação do serviço, que podem incluir uma nova licitação ou até intervenções temporárias.

A repercussão é imediata entre consumidores, que há anos relatam insatisfação com a qualidade do atendimento e das redes de distribuição. Lideranças políticas locais também reagiram, pressionando por soluções rápidas para garantir estabilidade no fornecimento de energia em um momento considerado estratégico para o desenvolvimento econômico do Ceará.

A Enel ainda pode apresentar manifestações formais, mas o posicionamento da agência reguladora representa um marco decisivo no processo que definirá os próximos passos do setor elétrico estadual.


quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

Brasil pode presenciar prisão de ministro de tribunal superior, diz relator da CPI do Crime Organizado 



O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado, senador Alessandro Vieira (MDB), afirmou que o Brasil está perto de testemunhar a prisão de um ministro de um tribunal superior.

“Esse é um país que já teve presidente preso, já teve ministro preso, senador preso, deputado preso, governador preso, prefeito, vereador, mas ainda não teve ministro de tribunais superiores. Me parece que esse momento se avizinha”, declarou o parlamentar durante uma sessão nesta terça-feira (9), que contou com a participação do ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, atual ministro da Justiça.

Sem citar nomes, Alessandro Vieira criticou ministros que “acham normal pegar carona em jatinho pago pelo crime organizado”, fazendo referência indireta ao ministro José Antônio Dias Toffoli, que em novembro viajou a Lima, no Peru, em um jatinho do empresário Luiz Oswaldo Pastore, acompanhado do advogado Augusto de Arruda Botelho, defensor de Luiz Antônio Bull, diretor do Banco Master, preso na Operação Compliance Zero.

“O cara sabe que é crime organizado, entra no jatinho, vai para uma viagem paga pelo crime organizado, acessa um evento de luxo pago pelo crime organizado, se hospeda, come, bebe, pago pelo crime organizado, e retorna a Brasília para julgar na nossa Corte Superior”, disse.

Segundo o senador, o crime organizado está infiltrado nos três poderes. “Citei um exemplo da Suprema Corte, mas poderia usar um exemplo do Senado da República. Tem campanhas financiadas pelo crime organizado. O crime organizado não é o preto pobre armado na favela, isso é o sintoma. O crime organizado é aquilo que a gente vê aqui em Brasília infiltrado em gabinetes, escritórios e várias atuações".


 Polícia apreende 6632 armas de fogo em 2025 no Ceará



Foram apreendidas no Ceará, no período de janeiro a novembro deste ano, 6.632 armas de fogo, conforme divulgou a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE). O número representa um aumento de 11,9% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram recolhidas 5.927 armas.

Em média, 20 armas de fogo foram retiradas de circulação por dia em 2025. Foram 705 armas apreendidas a mais no período. Somente em novembro, 587 armas foram apreendidas no estado – alta de 9,3% em comparação ao mesmo mês de 2024, quando o total foi de 537. Os dados foram extraídos e compilados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).

Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) mostram que o Ceará foi, nos últimos 10 anos, o estado que mais apreendeu armas de fogo nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. 

 Câmara rejeita cassação de Carla Zambelli



A Câmara dos Deputados rejeitou, na madrugada desta quinta-feira (11), a cassação do mandato da deputada Carla Zambelli (PL-SP), condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão por invasão de sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).​

A proposta recebeu 227 votos a favor da cassação, 110 contrários e 10 abstenções, ficando aquém dos 257 necessários para aprovação. Com o resultado, o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), arquivou o processo, mantendo o mandato da parlamentar.​

Zambelli está presa em Roma desde julho, aguardando decisão da Justiça italiana sobre pedido de extradição do Brasil. Antes da votação, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) havia recomendado a perda do mandato por 32 a 2, mas o plenário divergiu.​

A oposição comemorou o arquivamento aos gritos de "justiça", enquanto aliados de Zambelli destacaram perseguição política. O líder do PL, Sóstenes Cavalcante (RJ), celebrou a manutenção do mandato.​


 Senado aprova PL Antifacção



O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira, 10, o PL Antifacção, projeto que endurece o combate a facções criminosas no Brasil. O relator Alessandro Vieira (MDB-SE) retomou propostas do projeto original e incluiu novos pontos como: um novo tributo sobre casas de apostas online, as bets, para financiar investimentos em segurança pública e penas de até 120 anos para líderes.⁠

⁠O projeto também torna mais rígidas as regras de progressão de regime e determina que chefes de facções e milícias privadas cumpram pena obrigatoriamente em presídios federais de segurança máxima.⁠

quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

 Michelle Bolsonaro se afasta do PL e cancela evento por questão de saúde



O Partido Liberal (PL) informou, nesta segunda-feira (8/12), que a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro passará por um período de afastamento das atividades partidárias após apresentar problemas de saúde. A recomendação médica fez com que a presidente nacional do PL Mulher interrompesse sua agenda e motivou o adiamento do encontro que a sigla realizaria no Rio de Janeiro.

O evento estava marcado para o dia 13 de dezembro, mas, sem a presença da dirigente, o partido decidiu transferi-lo para 2026. A previsão inicial é de que a reunião ocorra em abril, embora a nova data ainda dependa da evolução do quadro de Michelle.

De acordo com a nota divulgada pela assessoria do PL Mulher, Michelle já vinha enfrentando problemas de saúde nos últimos meses. O comunicado afirma que o desgaste emocional provocado pela prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e pelas pressões envolvendo a família agravaram o estado da ex-primeira-dama, afetando sua imunidade.

“Ela cumprirá o afastamento médico inicial que lhe fora prescrito e, logo após o término desse período, passará por reavaliação”, informou o partido.


 Motta pauta cassação de Zambelli, Eduardo, Ramagem e Glauber Braga



O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), decidiu pautar para sessão plenária desta quarta-feira (10/12) a cassação do mandato dos deputados federais de Carla Zambelli (PL-SP), Eduardo Bolsonaro (PL-SL) e de Glauber Braga (Psol-RJ). O caso de Alexandre Ramagem (PL-RJ) deverá ser analisado na semana seguinte. O plenário da Casa decidirá o futuro dos casos.

As situações são distintas. Carla Zambelli e Ramagem foram condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a perderem seus mandatos, mas a Câmara vai votar se acata a decisão.

Autoexilado nos Etados Unidos, Eduardo Bolsonaro pode ser cassado por faltas. No caso dele, segundo a assessoria da Câmara, a decisão será da Mesa Diretora.

Já Glauber Braga será julgadopor seus colegas sob a acusação de quebra do decoro parlamentar em uma briga com um militante.


Financial Times inclui Moraes entre as 25 pessoas mais influentes do ano na categoria heróis 



O jornal britânico "Financial Times" incluiu o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), na lista das 25 pessoas mais influentes do ano, divulgada nesta sexta-feira (5). Ele é o único brasileiro da lista deste ano.

Moraes aparece na categoria "heróis", ao lado de outros seis nomes, como o da atriz e ativista norte-americana Jane Fonda e o da escritora canadense Margaret Atwood.

Segundo a publicação, Moraes "tornou-se um símbolo de democracia e justiça no Brasil" em um momento em que cortes supremas de outros países capitularam diante do poder de autocratas e "instituições democráticas demonstraram fragilidade frente a líderes populistas e de extrema direita".

O texto diz que o magistrado enfrentou a tentativa de golpe de Estado de 8 de janeiro de 2023 e que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e militares de alta patente foram presos "após um julgamento público e transparente, transmitido em rede nacional".

Escrito pela historiadora e antropóloga brasileira Lilia Moritz Schwarcz, o trecho referente a Moraes afirma ainda que a crescente centralidade das decisões do ministro, "o uso de instrumentos jurídicos excepcionais e o amplo alcance de suas ações judiciais evidenciam uma tensão entre firmeza e excesso".

"Em democracias, o poder deve sempre estar sujeito a contrapesos, mesmo quando exercido em nome da proteção", pondera a publicação.

Segundo o "Financial Times", a lista foi feita a partir de uma consulta a repórteres, colunistas e editores do jornal, que buscaram responder a pergunta: "quem realmente fez diferença neste ano?"

"A lista reúne pessoas dos mundos da política, dos negócios, da mídia, das artes e dos esportes, cujos talentos, descobertas, ideias e exemplos estão transformando o mundo em que vivemos", explica o jornal. Os nomes foram divididos nas categorias "criadores", "líderes" e "heróis".


 Confusão na Câmara durante votação da dosimetria fecha plenário




O deputado federal Glauber Braga (Psol-RJ) foi retirado à força pela Polícia Legislativa depois de sentar na cadeira do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e dizer que de lá não iria sair. Houve confusão entre os agentes de segurança do Congresso e políticos governistas.

A imprensa não conseguiu acompanhar a retirada de Glauber, que ocupou a cadeira ocupada pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), por se opor à votação do projeto de lei que diminui as penas de condenados pelos atos de 8 de Janeiro.


terça-feira, 9 de dezembro de 2025

PF prende sargento do bope e PM apontados como informantes do CV



 A Polícia Federal prendeu dois agentes do Rio investigados por ligação com o tráfico. Um deles, o segundo-sargento Rodolfo Henrique da Rosa, do BOPE, é apontado como informante de “Gardenal”, chefe do tráfico no Complexo da Penha e liderança do Comando Vermelho. O outro preso é o PM Luciano da Costa Ramos Júnior, que já atuou por oito anos cedido ao Tribunal de Justiça.

A operação cumpriu 11 mandados de prisão e 6 de busca. Nesta segunda (8), o sargento tentou fugir, bateu em viaturas da PF e só foi preso após uma perseguição na Avenida Brasil. Na casa do PM foram apreendidos três celulares. Os envolvidos devem responder por organização criminosa armada, corrupção, homicídio, tráfico, porte ilegal de arma e violação de sigilo funcional.


 Governo vai propor jornada 5x2 com limite de 40 horas semanais 



 Diante do impasse na subcomissão que discute o fim da escala 6x1, o governo Lula decidiu apresentar um relatório próprio para substituir o texto do deputado Luiz Gastão (PSD-CE), que deve ser entregue nos próximos dias.

A proposta do Palácio do Planalto acaba de forma explícita com o 6x1 e institui jornada 5x2, com 40 horas semanais e oito horas diárias, num movimento para tentar reforçar o protagonismo do governo numa agenda que Lula pretende levar como vitrine em 2026.

 Flávio Bolsonaro diz que candidatura é irreversível e que sobrenome é vantagem sobre Tarcísio



O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que se lançou à Presidência da República e ameaçou desistir em seguida, voltou atrás e agora afirma que sua candidatura é irreversível. "É irreversível. Minha candidatura não está à venda", disse à Folha, nesta segunda-feira (8), pouco mais de 24 horas após afirmar que sua desistência teria um preço.

Festa da cueca revela manipulação de Moro em decisões judiciais 



A Revista Fórum revela que operação da Polícia Federal na 13ª Vara Federal de Curitiba, onde Sergio Moro trabalhou durante a Lava Jato, apreendeu um arquivo chamado "Festa da cueca".

O material supostamente se trata de um vídeo em que desembargadores se encontram com garotas de programa.

O então juiz Sergio Moro teria contratado Tony Garcia para atuar como agente infiltrado de Moro em outras áreas. Foi Garcia que registrou o momento íntimo e entregou o arquivo para o Moro.

Tony Garcia é delator e denunciou a existência de um esquema clandestino de informações e chantagem em que Moro seria o cabeça da operação.

Segundo os relatos de Garcia, Moro utilizou o arquivo da "festa da cueca" para receber vantagem de desembargadores em processos sensíveis e importantes. A Lava Jato e a prisão do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva podem ser alguns dos casos envolvidos.


segunda-feira, 8 de dezembro de 2025

Flávio revela o "preço" para desistir de candidatura à Presidência: "Bolsonaro livre, nas urnas" 



O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou, neste domingo (7), ter um “preço” para não seguir “até o fim” com a pré-candidatura à Presidência da República. Segundo ele, o que lhe faria desistir de concorrer as eleições em 2026 é ter “Bolsonaro livre, nas urnas”.

 “Meu preço é justiça. E não é só justiça comigo, é justiça com quase 60 milhões de brasileiros que foram sequestrados, estão dentro de um cativeiro, nesse momento, junto com o presidente Jair Messias Bolsonaro. Então, óbvio que não tem volta. A minha pré-candidatura à Presidência da República é muito consciente”, afirmou em entrevista neste domingo (7).

Questionado se a aprovação do projeto de anistia para o pai e outros condenados pelos atos de 8 de Janeiro seria o suficiente para lhe fazer desistir, Flávio respondeu:

“A única forma disso acontecer é se Bolsonaro estiver livre, nas urnas, caminhando com seus netos, filhos de Eduardo Bolsonaro, pelas ruas de todo o Brasil. Esse é meu preço”.

Mais cedo, o senador tinha revelado a jornalistas que iria negociar seu preço para não ser candidato. “Tem uma possibilidade de eu não ir até o fim e eu tenho um preço para isso, que eu vou negociar. Eu tenho um preço, só que eu só vou falar para vocês amanhã”. No entanto, a moeda de troca já foi revelada em entrevista exibida ainda neste domingo.

Ele foi anunciado como o candidato escolhido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para sucessão do projeto político da direita para as eleições de 2026 na sexta-feira (5). Bolsonaro está preso desde o dia 22 de novembro na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília. Ele foi condenado a 27 anos e três meses de prisão pela trama golpista e está inelegível até 2060 com base na Lei da Ficha Limpa.


 "Dark House": Filme de Bolsonaro tem primeiras imagens vazadas 



As primeiras imagens de 'Dark Horse', filme vai retratar a trajetória do ex-presidente Jair Bolsonaro, vazaram. O longa promete mostrar momentos marcantes da trajetória de Jair Bolsonaro, incluindo a facada durante ato em Juiz de Fora (MG) em 2018.

 Mulher é esfaqueada e agressor vai ao hospital tentar consumar o crime



Uma mulher foi lesionada com golpes de faca na manhã deste domingo, 7, no município de Uruburetama, a 103,07 quilômetros de Fortaleza, e socorrida para o Hospital Municipal. O suspeito das agressões foi à unidade de saúde com duas facas tentando consumar o crime contra a vítima.⁠

⁠No local, populares acionaram a Polícia Militar do Ceará (PMCE) informando que o agressor estava em frente à unidade de saúde. As equipes policiais localizaram o homem no local e deram voz de parada, o que foi desobedecido pelo suspeito, avançando contra os agentes.⁠

⁠Diante da situação, os policiais realizaram disparos de advertência, no entanto, o agressor continuou tentando agredir os agentes. Em seguida, os policiais atiraram contra as pernas do homem, que foi contido. Ele recebeu pronto atendimento médico, com escolta policial.⁠

 Dallagnol paga indenização de mais de R$ 140 mil a Lula por caso do PowerPoint



Deltan Dallagnol depositou R$ 146,8 mil em cumprimento à decisão judicial no processo movido por Lula após o famoso “PowerPoint da Lava Jato”. O valor foi pago ao Tribunal de Justiça de São Paulo, e cabe agora à defesa do presidente pedir acesso aos recursos.

A indenização fecha mais um capítulo das revisões sobre a Lava Jato, cujos métodos vêm sendo questionados judicialmente nos últimos anos.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Lobby "desastroso" de Eduardo acelera crise bolsonarista, diz Financial Times 



O jornal britânico Financial Times afirmou que o “movimento bolsonarista está em crise” e destacou que a tentativa de Eduardo Bolsonaro de mobilizar o governo Donald Trump para evitar a prisão do pai “fracassou espetacularmente”. O lobby do deputado nos EUA resultou na imposição de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros — medida que irritou o empresariado e não influenciou o Supremo Tribunal Federal.

Segundo o FT, as pressões de Eduardo sobre Washington não apenas falharam como expuseram o parlamentar a novas acusações no Brasil. Trump inclusive suspendeu parte das tarifas neste mês, após encontro com Lula, preocupado com o impacto dos preços dos alimentos nos EUA.

Abalo na imagem do clã e ruína construída internamente

A publicação afirma que Jair Bolsonaro sofre hoje tanto pelos processos que enfrenta quanto pelos “erros cometidos” por seus filhos. O jornal descreve o ex-presidente como “abatido e solitário” ao ser preso — um contraste com os tempos em que mobilizava multidões e desafiava instituições.

Fontes ouvidas pelo FT afirmam que os filhos do ex-presidente “enlouqueceram politicamente” e que a marca do clã foi “significativamente destruída”. Um executivo do setor financeiro classificou como “absolutamente repreensível” a iniciativa de Eduardo de buscar interferência externa na Justiça brasileira.

Eduardo permanece em “exílio autoimposto” nos EUA, receoso de retornar ao país e enfrentar denúncias de obstrução de justiça. Já Flávio Bolsonaro também teria contribuído para o desgaste ao liderar uma vigília em apoio ao pai — ação que irritou aliados de Tarcísio de Freitas em São Paulo.

 Meta bloqueia menores de 16 anos em redes sociais na Austrália



Na Austrália, a gigante da tecnologia Meta começou a bloquear o acesso de menores de 16 anos ao Instagram, Facebook e Threads. A medida cumpre uma lei pioneira do governo australiano imposta às redes sociais, que vai entrar em vigor na semana que vem.

 Polícia Federal prende Rodrigo Bacellar, presidente da Alerj



O presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar (União Brasil) foi preso pela Polícia Federal na manhã desta quarta-feira, 3, por suspeita de vazar informações sigilosas da operação que teve como um dos alvos o ex-deputado Tiego Raimundo dos Santos Silva, conhecido como TH Joias.

Bacellar nunca escondeu, no exercício do cargo, a relação de proximidade que mantinha com TH Joias, preso no início de setembro, acusado de lavar dinheiro para diversas facções criminosas no Rio, como Comando Vermelho, Terceiro Comando Puro e Amigo dos Amigos.

A proximidade garantiu a TH a presidência da Comissão de Defesa Civil. O deputado também passou a acompanhar Bacellar em diversas agendas no interior, inclusive quando o aliado exerceu o governo interinamente.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

Gilmar Mendes decide que apenas PGR pode pedir impeachment de ministros do STF 



 O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), atendeu a um pedido de medida cautelar e decidiu que apenas a Procuradoria-Geral da República (PGR) pode propor a abertura de processos de impeachment contra ministros da Corte.

Conforme a decisão, "somente o Procurador-Geral da República pode formular denúncia em face de membros do Poder Judiciário pela prática de crimes de responsabilidade". Antes, a lei permitia que essa fosse uma prerrogativa de "todo cidadão".

Não existe previsão constitucional de impeachment de ministro do STF. No entanto, a Constituição Federal diz que compete ao Senado processar e julgar ministros do STF quanto a crimes de responsabilidade.

Esses crimes são definidos na chamada Lei do Impeachment. A norma previa que qualquer cidadão, seja parlamentar ou não, denuncie os Ministros do Supremo Tribunal Federal e o Procurador Geral da República, por eventuais crimes de responsabilidade que cometerem.

Mas, com a decisão de Gilmar Mendes, o artigo que prevê o pedido de abertura de impeachment por qualquer cidadão fica suspenso.

O entendimento é que a regra permitia que qualquer fizesse apresentação de denúncias motivadas por interesses político-partidários, sem rigor técnico, ou por simples divergência das decisões do tribunal.

O impeachment é um instrumento excepcional, por isso, no entendimento de Gilmar Mendes, essa decisão caberia ao procurador-geral da República.

A decisão também altera o quórum para a abertura de um processo.

Também ficou decidido que o teor das decisões judiciais, ou seja, o entendimento dos ministros sobre algum processo, não pode ser usado como argumento em um processo para apurar eventual crime de responsabilidade.


Trump diz que bombardeios terrestres na América Latina começarão "muito em breve" 



 O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou na terça-feira (2) que os bombardeios terrestres contra alvos ligados ao narcotráfico na América Latina começarão "muito em breve".

A fala de Trump é mais nova ameaça de um ataque militar direto no Caribe em meio a escalada de tensões contra o regime venezuelano de Nicolás Maduro. Em reunião de gabinete, Trump disse também que qualquer país que trafique drogas para o território norte-americano pode ser alvo de ataque.

Trump não mencionou explicitamente a Venezuela, mas falou sobre os bombardeios terrestres em resposta a uma pergunta sobre os ataques a barcos no Caribe e no Oceano Pacífico que seu governo acusa estarem transportando drogas rumo aos EUA. Desde setembro, os ataques a embarcações mataram mais de 80 pessoas e a maior parte das embarcações partiu da Venezuela, principal alvo da ampla escalada militar que Trump emprega no Caribe.

O governo Trump está considerando bombardear alvos militares dentro da Venezuela e já teria definido quais locais atacaria caso o presidente dê a ordem, segundo o jornal americano "The Wall Street Journal". Segundo a reportagem, os locais avaliados incluem portos e aeroportos controlados pelos militares e supostamente usados para o tráfico de drogas.

 Pobreza e extrema pobreza seguem em queda e atingem menores níveis de série histórica, diz IBGE



As parcelas da população brasileira que viviam em condições de pobreza e extrema pobreza caíram em 2024 pelo terceiro ano consecutivo, apontam dados divulgados nesta quarta (3) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Com isso, os indicadores renovaram as mínimas da série histórica iniciada em 2012. A taxa de pobreza marcou 23,1% no ano passado, enquanto a de extrema pobreza atingiu 3,5%.


quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

PL suspende apoio a Ciro Gomes após críticas de Michelle 



O deputado federal e presidente do Partido Liberal (PL) no Ceará, André Fernandes (PL-CE), disse que as negociações do PL para o governo do estado estão paralisadas. A fala ocorreu nesta terça-feira (2) após o parlamentar se reunir com Michelle Bolsonaro e outros membros da cúpula do partido na sede da sigla, em Brasília.

O partido ainda informou a suspensão das negociações com o PSDB no Ceará, que deve lançar Ciro Gomes como candidato ao governo do Estado. “A estratégia a ser adotada pelo PL será definida após a análise e a aprovação, por parte da cúpula nacional e da presidência estadual do partido, das alternativas e projetos que serão apresentados pelo Deputado André Fernandes”, diz o texto.

A medida foi adotada após reunião em que participaram o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto; a presidente nacional do PL Mulher, Michelle Bolsonaro; o secretário-geral da legenda, senador Rogério Marinho (RN); o senador Flávio Bolsonaro (RJ); e o presidente da sigla no Ceará, deputado André Fernandes.

Neste final de semana, Michelle criticou publicamente o apoio do PL a uma eventual candidatura de Ciro Gomes (PSDB) ao governo cearense. A fala causou mal-estar na cúpula nacional do partido, que referendou o apoio a Ciro. O próprio ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deu respaldo ao acordo.


 Flávio diz que pediu desculpas a Michelle e fala em tomar decisões conjuntas sobre alianças no PL



Após visitar o pai na Superintendência da Polícia Federal na manhã desta terça (2), Flávio Bolsonaro sinalizou querer baixar a temperatura em meio ao impasse no clã que ocorreu depois que a ex-primeira-dama criticou o apoio do deputado federal André Fernandes (PL-CE) a Ciro Gomes.

Flavio disse que pediu desculpas à madrasta, que explicou ao pai a situação e que o palanque do PL ainda não está fechado em nenhum estado.

Trump após nova reunião com Lula: "Eu gosto dele" 



O presidente Lula (PT) telefonou para o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta terça-feira (2/12) para pedir revisão das tarifas sobre produtos brasileiros e falar sobre combate ao crime organizado.

Na conversa, Lula apontou que, apesar da retirada da tarifa de 40% sobre alguns produtos, ainda há mercadorias que estão sendo taxadas e, por isso, são necessárias novas negociações.

Trump e Lula teriam combinado de manter as reuniões das equipes negociadoras e o presidente americano disse estar aberto pra cooperação.

Mais tarde, em entrevista a jornalistas na Casa Branca, Trump disse que teve uma ótima conversa com Lula e que gosta do presidente brasileiro.

"Falamos sobre comércio. Falamos sobre sanções, porque, como você sabe, eu as sancionei em relação a certas coisas que aconteceram. Mas tivemos uma conversa muito boa", disse.

"Eu gosto dele', acrescentou.

 Se a Europa quiser guerra estamos prontos, diz Putin



O presidente russo, Vladimir #Putin, recusou nesta terça-feira (2) os pontos propostos pela #Ucrânia e por líderes europeus no plano de paz feito pelo governo de Donald #Trump. Putin acusou ainda a Europa de não querer a paz e disse estar pronto para a guerra com os vizinhos europeus:

"Se a Europa quiser lutar uma guerra, nós estamos prontos agora", declarou o presidente russo.

O plano original, elaborado pelos EUA, tinha 28 pontos que, segundo Kiev e a União Europeia, eram extremamente favoráveis às exigências de Moscou — como, por exemplo, a cessão de um quinto do território ucraniano à Rússia, a garantia de que a Ucrânia não entrará na Otan, além do encolhimento do Exército de Kiev dos atuais 900 mil efetivos para 600 mil.

Ele disse que as exigências dos europeus no plano são "totalmente inaceitáveis" para Moscou. Putin não especificou a quais pontos se referia. Mas, segundo a imprensa norte-americana, líderes europeus retificaram pontos como o que previa o encolhimento do Exército ucraniano —a contraproposta europeia propunha a redução de efetivo para 800 mil soldados. Os aliados de Zelensky também consideram inaceitável a cessão de territórios à Rússia.

A fala do líder russo ocorre em um momento que as tensões com a Europa estão no ápice. Após incidentes com drones e com o prolongamento da guerra da Ucrânia, países da União Europeia estão investindo cada vez mais no preparo militar para um eventual conflito com a Rússia. O comandante militar da Otan afirmou nesta semana que a aliança considera fazer "ataques preventivos" contra a Rússia para repudiar a guerra híbrida dos russos na Europa —a declaração enfureceu o Kremlin.

Putin fez a declaração durante encontro com o enviado especial do governo dos Estados Unidos, Steve Witkoff, que foi a Moscou para uma nova tentativa de destravar as negociações de paz na Ucrânia. Witikoff entregou ao mandatário russo o plano de paz de Donald Trump, e reformulado a pedido da Ucrânia e de líderes europeus.


terça-feira, 2 de dezembro de 2025

Flávio classificou como “autoritária e constrangedora” a crítica feita por Michelle à aproximação do PL com o Ciro Gomes



A possível aliança surge como uma tentativa de derrotar o PT no estado. Ciro Gomes é cotado como candidato ao Governo do Ceará e a outros cargos. Setores da direita buscam formar uma frente única para as próximas eleições estaduais, em oposição ao candidato petista, provavelmente o atual governador Elmano de Freitas.

Segundo Flávio Bolsonaro, seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, autorizou o deputado federal André Fernandes (PL-CE) a dialogar com Ciro.

Michelle, no entanto, demonstra resistência, alegando que Ciro já fez críticas públicas ao seu marido. Ela defende que a direita apoie apenas nomes com histórico consolidado no campo conservador, como o pré-candidato ao governo do Ceará, Eduardo Girão (NOVO).

“A Michelle atropelou o próprio presidente Bolsonaro, que havia autorizado o movimento do deputado André Fernandes no Ceará. E a forma com que ela se dirigiu a ele, que talvez seja nossa maior liderança local, foi autoritária e constrangedora”, declarou Flávio Bolsonaro em entrevista ao colunista Igor Gadelha, do Metrópoles.

“A decisão final será, sempre, de Jair Messias Bolsonaro. Michelle não é política e precisa entender que a forma de tomar uma decisão às vezes é mais importante do que a própria decisão”, afirmou.

A crítica de Michelle também foi rebatida pelos outros dois filhos do ex-presidente nas redes sociais: o deputado federal Eduardo Bolsonaro e o vereador do Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro.

Em resposta à crítica de Michelle, André Fernandes afirmou: “Eu só estou obedecendo Bolsonaro”. Pessoas próximas pediram calma ao deputado. Ele permaneceu no palco durante o discurso, mas ficou visivelmente desconfortável, olhando para baixo e digitando no celular.

 Com país em pleno emprego, empresas sorteiam prêmios, abandonam 6x1 e fazem de tudo para contratar


O IBGE divulgou nesta sexta-feira que a taxa de desemprego chegou a 5,4% em outubro, o menor patamar já registrado no país. Boa notícia para o trabalhador, que viu também sua renda crescer 5% este ano e alcançar um novo recorde: R$ R$ 3.528. Mas, para os empresários, é uma dor de cabeça na hora de contratar.

 Câmara bloqueia salário de Alexandre Ramagem, foragido nos EUA



A Câmara dos Deputados bloqueou o salário de Alexandre Ramagem (PL-RJ). A medida atendeu a uma decisão do Supremo Tribunal Federal.

O parlamentar está foragido nos Estados Unidos, tentando driblar o cumprimento da sentença do STF que o condenou a 16 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado.

Ramagem se junta a Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Carla Zambelli (PL-SP) que também tiveram os salários cortados pela Casa a pedido do ministro do STF Alexandre de Moraes. Os dois, assim como o deputado fluminense, também deixaram o Brasil.

Atualmente, o salário de um deputado federal é de R$ 46.366,19. Os vencimentos de Zambelli foram bloqueados em junho deste ano. No mês seguinte, o salário de Eduardo foi cortado. A decisão contra a Ramagem foi adotada em novembro.

Além de travar o salário, a Câmara informou, em nota, que também bloqueou a cota parlamentar — benefício mensal para custear despesas relacionadas ao exercício do mandato — de Eduardo Bolsonaro e Carla Zambelli.


Europa prepara civis para casos de guerra após Plano Trump favorável à Rússia 



Países da Europa estão preparando civis para caso haja guerra em outros países europeus além da Ucrânia. A mudança de postura ocorre após um Plano Trump favorável à Rússia.

Nesta semana, a França anunciou a criação de um serviço militar voluntário que conta com 10 meses de treinamento militar e uma remuneração de €800 por mês. Segundo o chefe do Estado Maior das Forças Armadas da França, a Rússia se prepara para uma confrontação com países da OTAN até 2030.

Na Alemanha, o alistamento militar vai passar a ser obrigatório. Homens maiores de 18 anos terão de fazer exames médicos e preencher um questionário, mas o serviço militar segue voluntário.

A Holanda e a Bélgica também criaram serviços militares voluntários.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

 André Fernandes rebate crítica de Michelle Bolsonaro por aliança de André a Ciro Gomes



O deputado federal André Fernandes (PL) continuou defendendo a aliança com Ciro Gomes (PSDB) para o governo do Ceará, após a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro criticar a decisão e sair em defesa de Eduardo Girão (Novo). De acordo com André, a decisão de se juntar a Ciro foi tomada em conjunto com o ex-presidente Jair Bolsonaro.

O deputado afirma que reuniu os parlamentares do partido com Bolsonaro e a decisão foi tomada também com aval do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto. Ele detalha que o ex-presidente até pediu para ligar para Ciro no momento da reunião e que seu filho, o senador Carlos Bolsonaro, também esteve na conversa e apoiou a decisão.

André diz que todas essas conversas não seriam expostas até uma posição mais clara do partido, mas que resolveu falar sobre o assunto após a ex-primeira-dama criticar o feito e considerar que a decisão foi “precipitada”.

“Já que a esposa do ex-presidente Bolsonaro diz que foi precipitada essa aliança, então é uma aliança precipitada do próprio marido dela”, disse André após o evento de lançamento da pré-candidatura de Girão.

Ainda sobre os detalhes dos bastidores da conversa com Ciro, André diz que o partido levou em consideração que uma ligação com o ex-governador do Ceará poderia ser maléfica para a sigla, mas André foi o escolhido para assumir a culpa caso necessário e responder pelas críticas.

“Meu combinado com o presidente Bolsonaro, desde sempre, foi: ‘presidente, fica tranquilo, que, se essa aliança der ruim, pode colocar a culpa em mim”, comentou. Segundo o parlamentar, o entendimento foi de que seria muito ruim para Bolsonaro se aproximar de Ciro Gomes, então decidiram: “coloca o André, que qualquer pancada o André aguenta”.

Apesar de toda a movimentação, Ciro Gomes ainda não se pronunciou sobre uma possível candidatura. Até o momento, o único nome explicitamente posto é o do senador Eduardo Girão.


 Lula reforça discurso de justiça tributária ao comemorar isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil



Em pronunciamento oficial em rede nacional na noite deste domingo (30), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda (IR) para trabalhadores que recebem até R$ 5 mil mensais. A medida, aprovada por unanimidade no Congresso Nacional, foi apresentada pelo governo como um marco histórico na política tributária brasileira e reforçou o tom social e eleitoral adotado pelo presidente a menos de um ano da disputa presidencial.

Durante o discurso, Lula afirmou que “o Brasil mudou nessa última semana”, ao defender que a nova lei representa uma inversão de prioridades na estrutura tributária do país. Segundo ele, “pela primeira vez, em mais de um século de existência do Imposto de Renda, privilégios de uma pequena elite financeira deram lugar a conquistas para a maioria do povo brasileiro”.


 Aécio Neves confirma que Ciro Gomes  deve disputar o Governo do Ceará pelo PSDB



O deputado federal Aécio Neves (MG), que assumiu nesta quinta-feira (27/11) a presidência nacional do PSDB em Brasília, confirmou que a expectativa da legenda é de que o ex-ministro Ciro Gomes dispute o Governo do Estado do Ceará nas eleições de 2026. Segundo Aécio, essa definição foi fruto de um alinhamento político com o ex-senador cearense Tasso Jereissati (PSDB), um dos principais articuladores tucanos no Nordeste.


Operação contra irregularidades no DNOCS mira deputado federal do Ceará 



A Operação Fake Roda, autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino, mirou um deputado federal do Ceará. A ação foi deflagrada na última sexta-feira (28), com o o objetivo de apurar irregularidades em contratos de pavimentação firmados pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS) e financiados por emendas parlamentares.

A lista dos alvos ligados ao deputado:

- Construmaster Construções Locação de Máquinas Ltda

- Antônio Calisto Vieira Neto

- Construtora Monte Carmelo Ltda

- Francisca Lucivalda da Paixão

- Roderjan Rodrigues

- Jonatas de Oliveira Parente

- Jackson Oliveira Carvalho

- André Leitão Mavignier

- João Guilherme Neto

As investigações tiveram início a partir de auditorias da Controladoria Geral da União (CGU), que identificaram indícios de superfaturamento, execução parcial ou inexistente dos serviços, medições fraudulentas e favorecimento indevido de empresas contratadas.

Os elementos colhidos apontam para a atuação de servidores públicos e representantes de empresas privadas, em possível organização criminosa voltada ao desvio de recursos públicos, com prejuízo estimado em mais de R$ 22 milhões.

Foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), distribuídos nas seguintes cidades: Fortaleza – 9 mandados; Natal – 2 mandados.

As medidas incluíram ainda pedidos de bloqueio judicial de bens e valores, indisponibilidade de imóveis e veículos, busca pessoal e veicular, bem como a quebra de sigilos bancário, fiscal, telefônico e telemático dos investigados.

A operação contou com a participação de aproximadamente 50 policiais federais e tem por finalidade coletar novas provas, assegurar a interrupção de eventuais práticas ilícitas e reforçar o compromisso da Polícia Federal no combate ao desvio de recursos públicos e à corrupção.