quinta-feira, 15 de janeiro de 2026

Senadores protocolam impeachment de Toffoli por atuação no caso Master 



Senadores da oposição protocolaram na tarde desta quarta-feira (14) um pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, apontando o que consideram haver crimes de responsabilidade em sua atuação no caso do Banco Master.

Eles apontam ter havido violação aos princípios da moralidade e da impessoalidade, citando uma suposta associação extraprocessual de Toffoli com a defesa e a prática de atos processuais considerados atípicos e alinhados a interesses privados.

Segundo a petição, isso se deve a decisões do ministro, como a retirada da investigação da primeira instância, a imposição de sigilo, o impedimento do compartilhamento de dados com a CPMI do INSS e a determinação de uma acareação entre um diretor do Banco Central e o ex-dono do Banco Master, Daniel Vorcaro.

“Tal providência, de natureza absolutamente excepcional, rompe com procedimentos consolidados no direito processual penal brasileiro”, afirma a petição, assinada pelos senadores Magno Malta, Eduardo Girão e Damares Alves, destacando ainda a condução direta das investigações por Toffoli e o sigilo rigoroso imposto ao caso.

O pedido foi protocolado no fim da tarde e inclui também a decisão de Toffoli de manter sob custódia do STF os materiais apreendidos na operação realizada pela Polícia Federal nesta quarta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário