Instituto Nobel da Paz rejeita sugestão de María Corina Machado: "prêmio não pode ser transferido"
O instituto responsável pelo Nobel da Paz afirmou nesta quarta-feira (07/01) que o prêmio não pode ser transferido para terceiros. O esclarecimento ocorreu após a líder da oposição na Venezuela, María Corina Machado, vencedora da honraria em 2025, ter sugerido dividi-la com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
“Um Nobel não pode ser revogado ou transferido para outro. Uma vez anunciado o vencedor ou os vencedores, a decisão é definitiva”, disse o porta-voz do Instituto Norueguês do Nobel, Erik Aasheim, à agência de notícias espanhola EFE.
Em entrevista recente à emissora conservadora Fox News, Machado declarou que gostaria de compartilhar o prêmio com o mandatário norte-americano, em meio aos rumores levantados pela apuração do jornal The Washington Post, que ouviu fontes próximas à Casa Branca, de que o republicano teria descartado a opositora no processo de transição na Venezuela pelo fato de ela ter aceitado a honraria.
“Se ela tivesse negado [receber o Nobel da Paz] e tivesse dito: ‘Não posso aceitá-lo porque é de Trump’, hoje ela seria a presidente da Venezuela”, contou uma fonte ao periódico norte-americano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário