Lula foi alvo de tentativa de fraude no INSS
A Polícia Federal investiga uma suspeita de fraude contra o presidente Lula (PT), após um pedido de transferência de sua aposentadoria como anistiado político, no valor de R$ 12,5 mil, para a conta de um morador do Pará. O INSS bloqueou a operação, evitando prejuízo.
O caso foi comunicado em março de 2023, quando a presidência do INSS alertou a PF após identificar acesso remoto ao perfil de Lula na plataforma “Meu INSS”, o que gerou alerta de segurança interno, e pedido de portabilidade do benefício.
Documentos da CPMI do INSS mostram que o delegado Carlos Henrique Pinheiro de Melo solicitou informações ao então presidente da autarquia, Alessandro Stefanutto, afastado pela Justiça na operação Sem Desconto, que revelou esquema de descontos indevidos em aposentadorias e pensões.
A Justiça arquivou o inquérito após parecer do Ministério Público, que alegou falta de provas sobre a autoria. O MPF afirmou que, embora houvesse indícios contra o dono da conta de destino, ele negou participação e pode ter sido vítima de terceiros. Também destacou que a transferência foi feita eletronicamente, sem registro do IP de origem.

Nenhum comentário:
Postar um comentário