Ceará recebe 1º lote de medicamento inovador para tratamento do câncer de mama
O Ceará recebeu, nesta quinta, dia 23, 586 unidades do Trastuzumabe Entansina, medicamento de última geração incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) para o tratamento do câncer de mama do tipo HER2-positivo, uma das formas mais agressivas da doença. A entrega faz parte do primeiro lote enviado pelo Ministério da Saúde (MS). A distribuição das doses será feita pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), conforme protocolos clínicos vigentes.
O governador Elmano de Freitas destacou a importância do recebimento do medicamento. “A medida representa um grande avanço para a oncologia no País — uma grande vitória para a saúde pública e para o povo brasileiro, especialmente os cearenses”, afirmou.
Segundo o diretor do Departamento de Atenção ao Câncer do Ministério da Saúde, José Barreto, o novo tratamento pode reduzir em até 50% a mortalidade entre mulheres diagnosticadas com câncer de mama do tipo HER2-positivo.
Ao todo, serão distribuídos quatro lotes do medicamento. As próximas entregas estão previstas para dezembro de 2025, março e junho de 2026. A expectativa é atender 100% da demanda atual pelo medicamento no SUS, beneficiando 1.144 pacientes até o final deste ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário