Importadora de suco de laranja nos EUA processa Trump por tarifas contra o Brasil
A Johanna Foods, uma das maiores importadoras de suco de laranja dos EUA, entrou com processo contra o presidente Donald Trump. A ação contesta a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, prevista para entrar em vigor em 1º de agosto.
Segundo a empresa, a medida aumentaria seus custos em US$ 68 milhões e os preços ao consumidor em até 25%. A alegação é que os fundamentos da decisão violam a Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional.
A carta de Trump, que cita o julgamento contra Jair Bolsonaro como justificativa para a tarifa, não tem valor de ordem executiva, segundo o processo. A decisão final será analisada por um tribunal federal de apelações.
O Brasil é responsável por cerca de 80% do suco de laranja importado pelos EUA. Especialistas do Cepea/Esalq alertam para impactos também no café e na carne bovina, setores em que os EUA são grandes compradores.
Economistas afirmam que as tarifas podem comprometer a competitividade brasileira no segundo maior mercado de destino das exportações do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário