sexta-feira, 18 de julho de 2025

Em pronunciamento, Lula se diz indignado ao saber que o ataque ao Brasil tem apoio de alguns políticos brasileiros  



O presidente Lula fez nesta quinta-feira (17) um pronunciamento nacional sobre a tarifa de 50% imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, às exportações brasileiras e os últimos acontecimentos envolvendo o conflito diplomático entre os dois países.

Lula fez uma defesa do Poder Judiciário, da soberania brasileira e, sem citar nomes, chamou de “verdadeiros traidores da pátria” os “políticos brasileiros” que apoiam o ataque de Trump ao país. 

Lula diz:

 “Fomos surpreendidos, na última semana, por uma carta do presidente norte-americano anunciando a taxação dos produtos brasileiros em 50%, a partir de 1º de agosto. O Brasil sempre esteve aberto ao diálogo. Fizemos mais de dez reuniões com o governo dos Estados Unidos e encaminhamos, em 16 de maio, uma proposta de negociação.

“Esperávamos uma resposta, e o que veio foi uma chantagem inaceitável em forma de ameaças às instituições brasileiras, e com informações falsas sobre o comércio entre o Brasil e os Estados Unidos.

“Contamos com um Poder Judiciário independente. No Brasil, respeitamos o devido processo legal, os princípios da presunção da inocência, do contraditório e da ampla defesa. Tentar interferir na Justiça brasileira é um grave atentado à soberania nacional.

“Minha indignação é ainda maior por saber que esse ataque ao Brasil tem o apoio de alguns políticos brasileiros. São verdadeiros traidores da pátria. Apostam no quanto pior, melhor. Não se importam com a economia do país e os danos causados ao nosso povo.

“A defesa da nossa soberania também se aplica à atuação das plataformas digitais estrangeiras no Brasil. Para operar no nosso país, todas as empresas nacionais e estrangeiras são obrigadas a cumprir as regras. No Brasil, ninguém está acima da lei.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário