terça-feira, 29 de julho de 2025

China se diz "disposta a trabalhar com o Brasil" para defender a "equidade" frente aos EUA


Questionada sobre a sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros, ameaçada pelos Estados Unidos para sexta-feira (1º), a China afirmou que "está disposta a trabalhar junto com os países da América Latina e do Brics, incluindo o Brasil, para defender conjuntamente o sistema multilateral de comércio, centrado na OMC (Organização Mundial de Comércio) e proteger a justiça e a equidade internacional". 

 Petrobras reduz preço do gás natural em 14% para distribuidoras a partir de agosto


A Petrobras vai reduzir o preço do gás natural para distribuidoras em 14%, em média, a partir de agosto, na comparação com o trimestre anterior, segundo comunicado publicado no site da companhia nesta segunda-feira (28).

Em comunicado, a estatal observou que os contratos de gás preveem atualizações trimestrais da parcela do preço relacionada à molécula do gás, vinculando a variação às oscilações do petróleo Brent e da taxa de câmbio contra o dólar.


Brasil sai oficialmente do Mapa da Fome, aponta relatório da ONU 


A ONU (Organização das Nações Unidas) anunciou, nesta segunda-feira (28), que o Brasil saiu oficialmente do Mapa da Fome.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, o resultado reflete a média entre 2022 e 2024, que colocou o país abaixo do patamar de 2,5% da população em risco de subnutrição ou de falta de acesso à alimentação suficiente.

O Brasil voltou a entrar no Mapa da Fome em 2021, como efeito da pandemia, após passar sete anos fora da compilação. Da última vez, o país levou quase 12 anos para conseguir sair da listagem.

Donald Trump diz: "Eu mando no país e no mundo". 


Trump afirma estar "se divertindo muito" no segundo mandato

Às vésperas de completar 100 dias de seu novo governo, o presidente dos EUA disse à revista The Atlantic que tem se divertido no cargo.

"Da primeira vez eu tinha duas coisas para fazer, mandar no país e sobreviver, e eu tinha comigo todo esse povo desonesto. Nesta segunda vez, eu mando no país e no mundo"


segunda-feira, 28 de julho de 2025

 EUA: Maduro não é presidente da Venezuela e governo é ilegítimo


O Departamento de Estados dos Estados Unidos afirmou, em um comunicado neste domingo (27), que o ditador Nicolás Maduro não é o presidente da Venezuela e que seu regime não é o governo legítimo. O texto é assinado pelo secretário de Estado, Marco Rubio.

O comunicado marca o aniversário de um ano desde que Maduro foi declarado vencedor das eleições presidenciais, em 28 de julho de 2024. A oposição alega ter vencido o pleito, e o resultado foi amplamente contestado por observadores internacionais.

Além de denunciar o resultado divulgado pelas autoridades eleitorais nas eleições presidenciais do ano passado, o secretário também alega que Maduro é líder do grupo Cartel de Los Soles, designado como terrorista pelos Estados Unidos esta semana.

"Ele é responsável pelo tráfico de drogas para os Estados Unidos e Europa. Maduro, atualmente indiciado por nossa nação, corrompeu as instituições da Venezuela para auxiliar o esquema criminoso de narcotráfico do cartel para os Estados Unidos", diz Rubio.

 Senado impõe sigilo de 100 anos nas entradas do "Careca do INSS" 


O Senado decidiu impor sigilo de um século sobre as entradas do lobista Antonio Carlos Camilo Antunes, o Careca do INSS, nas dependências da Casa. Isso mesmo: 100 anos de segredo sobre quem recebeu um dos principais envolvidos na Farra do INSS.

A desculpa? “Caráter pessoal” das visitas. 

A CGU já alertou: esconder essas informações fere a Lei de Conflito de Interesses. 

 PMs cearenses são presos por cometer crimes em Mossoró


Três policiais militares do Ceará foram presos suspeitos de praticar roubos, mortes e ameaças à população da cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte (RN). O trio foi preso na manhã desta sexta-feira, 25, em uma operação da Polícia Civil potiguar. A investigação aponta que os suspeitos atuavam como milicianos.⁠

Abin suspeita de ação da CIA contra o Brasil

Agentes do serviço de inteligência brasileiro passaram a considerar que ações recentes de bolsonaristas não estão sendo articuladas apenas por movimentos internos. A avaliação é de que há um roteiro estratégico conduzido diretamente pela Casa Branca, com envolvimento da CIA, segundo fontes ligadas à Abin. 

sexta-feira, 25 de julho de 2025

 General Mário Fernandes admite ser autor de plano para matar Lula e Moraes



O general Mario Fernandes, ex-secretário-executivo da Secretaria-Geral da Presidência, admitiu, nesta quinta-feira (24), ter idealizado o chamado plano “Punhal Verde e Amarelo”, que previa o assassinato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e do ministro Alexandre de Moraes.

Em interrogatório no STF (Supremo Tribunal Federal), Fernandes disse que o plano se tratava de um “pensamento” seu que foi digitalizado. Ele confirma que chegou a imprimir o documento que continha a ideia de assassinato, mas nega ter apresentado ele ou compartilhado com alguém.

Mario Fernandes é réu do núcleo 2 no processo que apura suposta trama golpista.

 Ceará concentra cinco das vinte cidades mais violentas do Brasil



Com uma taxa de quase 80 mortes violentas intencionais a cada 100 mil habitantes, Maranguape (CE) lidera o ranking das cidades mais violentas do Brasil em 2024. Os dados foram divulgados nesta quinta (24) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

A vice-liderança do ranking ficou com Jequié (BA), que teve uma taxa de 77,6. Em seguida vêm Juazeiro (BA), Camaçari (BA) e Cabo de Santo Agostinho (PE).

De acordo com o levantamento, 16 das 20 cidades mais violentas do país são do Nordeste, e o Ceará concentra cinco das vinte cidades mais violentas.

Para o FBSP, a violência está relacionada a disputas entre facções por controle do tráfico de drogas.

O ranking leva em conta homicídios dolosos, latrocínios, lesões corporais seguidas de morte e mortes decorrentes de intervenção policial nas cidades com mais de 100 mil habitantes.

 EUA querem acesso a minerais críticos do Brasil



O encarregado de negócios da embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Gabriel Escobar, disse para empresários que o governo norte-americano estaria interessado em minerais críticos do país. 

Minerais críticos e estratégicos são usados, por exemplo, na tecnologia de ponta, em chips para celulares e computadores e na transição energética. Grande parte desses minerais são as chamadas "terras raras", que são tão importantes na geopolítica mundial que, nos últimos meses, os EUA fecharam acordos sobre elas com Ucrânia e China. As maiores reservas do mundo estão na China a no Brasil.

Brasil entra em ação contra Israel na ONU



O Governo brasileiro anunciou, nesta quarta-feira (23), que irá ingressar formalmente como parte interessada na ação movida pela África do Sul contra Israel na Corte Internacional de Justiça (CIJ), com sede em Haia, na Holanda. A ação acusa o Estado israelense de cometer genocídio contra civis palestinos na Faixa de Gaza.

A decisão foi oficializada em nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores. Segundo o Itamaraty, o ingresso do Brasil tem como base a Convenção para a Prevenção e Repressão do Crime de Genocídio, da qual o país é signatário, e o “dever dos Estados de cumprir com suas obrigações de Direito Internacional e Direito Internacional Humanitário”. 

quinta-feira, 24 de julho de 2025

 Aliados de Eduardo Bolsonaro querem evitar que senadores brasileiros sejam recebidos nos EUA



Um grupo de oito senadores brasileiros embarca nesta sexta-feira (25) para Washington, nos Estados Unidos, com o objetivo de ajudar nas negociações do tarifaço. A comitiva terá reuniões com empresários americanos. 

"Ainda que essa comitiva tenha representantes do campo bolsonarista, Eduardo Bolsonaro já deixou muito claro que não quer nenhum tipo de sombra à atuação dele. Fez isso, inclusive, repreendendo o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, quando ele se reuniu com o encarregado de negócios dos Estados Unidos que fica no Brasil. Interlocutores de Eduardo com quem conversei disseram que estão instruindo os interlocutores deles na Casa Branca, no Departamento de Estado, a não receberem a delegação brasileira", disse Natuza.

Flávio Bolsonaro apresenta pedido de impeachment de Moraes após decisão sobre tornozeleira



O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) protocolou nesta quarta-feira (23) um pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), após o magistrado impor medidas cautelares contra o seu pai, ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). No pedido, o senador cita as recentes decisões do magistrado contra o seu pai e seu irmão deputado federal, Eduardo Bolsonaro (PL-SP), e alega crime de responsabilidade. 

 Embaixada dos EUA no Brasil publica ameaça a imigrantes brasileiros ilegais



Nesta quarta-feira (23), a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil fez uma publicação no X (antigo Twitter) com uma mensagem irônica orientando imigrantes brasileiros ilegais a deixarem o país norte-americano.

Em português, a postagem faz referência ao filme “E.T O Extraterrestre”, de Steven Spielberg (1982), e menciona as condições para que brasileiros ilegais retornem ao país por meio da chamada deportação voluntária.

A mensagem diz:

Se você está nos EUA ilegalmente, faça como o E.T.: é hora de ligar para casa. Use o aplicativo CBP Home e vá embora agora, com apoio e dignidade. Você receberá assistência para a viagem e uma ajuda de custo para retornar ao seu país de origem. Até o E.T. sabia a hora de voltar para casa.

 Mais de 4 mil empresas estadunidenses atuam no Brasil




Uma das alegações usadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para impor pesadas tarifas e outras retaliações ao Brasil é a de que as empresas estadunidenses têm enfrentado dificuldades para se estabelecerem no país.

A realidade, porém, mostra que essa justificativa não tem fundamento, e que as medidas tomadas por Trump contra os brasileiros pode se configurar um tremendo “tiro no pé” dos próprios estadunidenses.

Isto porque, ao contrário do que diz o presidente republicano, as empresas dos EUA têm encontrado terreno propício para investir por aqui. Tanto que o Brasil tem atualmente 4.686 empresas com 25% ou mais de ações em mãos de estadunidenses.

Somente em 2024, o investimento estadunidense no Brasil foi de mais de US$ 300 bilhões (R$ 1,7 trilhão), o que faz dos EUA o maior investidor estrangeiro na economia brasileira.

Além disso, segundo dados da Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham Brasil), mais de 6.500 pequenas empresas nos Estados Unidos dependem de produtos importados do Brasil.

O Brasil está entre os dez principais mercados para exportações dos Estados Unidos e é destino, a cada ano, de cerca de US$ 60 bilhões em bens e serviços norte-americanos, aponta a entidade.

Não por acaso, a própria instituição se declarou contrária ao tarifaço de 50% sobre as exportações do Brasil para os EUA. “A tarifa proposta de 50% afetaria produtos essenciais às cadeias produtivas e aos consumidores norte-americanos, elevando os custos para as famílias e reduzindo a competitividade de setores produtivos estratégicos dos Estados Unidos”, afirmou a Amcham em nota conjunta com a US Chamber of Commerce divulgada após o anúncio das tarifas por Trump.


quarta-feira, 23 de julho de 2025

 Senador dos EUA ameaça taxar Brasil em 100% se país seguir comprando petróleo russo


O senador americano Lindsey Graham fez uma ameaça sobre a possibilidade de os Estados Unidos aplicarem tarifa adicional a países que continuarem comprando petróleo da Rússia, citando a possibilidade de impor uma alíquota de 100%. O Brasil seria um dos potenciais alvos.⁠

⁠"Se vocês continuarem comprando petróleo barato da Rússia para permitir que essa guerra continue, nós vamos colocar um inferno de tarifas, esmagando a sua economia", disse o parlamentar da Carolina do Sul em entrevista à Fox News nesta segunda-feira, 21.⁠

⁠"China, Índia e Brasil. Esses três países compram 80% do petróleo russo barato e é assim que a máquina de guerra de Putin continua funcionando", disse. "Se isso continuar, vamos impor 100% de tarifa para esses países. Punindo-os por ajudar a Rússia", afirmou.⁠

Importadora de suco de laranja nos EUA processa Trump por tarifas contra o Brasil


 A Johanna Foods, uma das maiores importadoras de suco de laranja dos EUA, entrou com processo contra o presidente Donald Trump. A ação contesta a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, prevista para entrar em vigor em 1º de agosto.

 Segundo a empresa, a medida aumentaria seus custos em US$ 68 milhões e os preços ao consumidor em até 25%. A alegação é que os fundamentos da decisão violam a Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional.

 A carta de Trump, que cita o julgamento contra Jair Bolsonaro como justificativa para a tarifa, não tem valor de ordem executiva, segundo o processo. A decisão final será analisada por um tribunal federal de apelações.

 O Brasil é responsável por cerca de 80% do suco de laranja importado pelos EUA. Especialistas do Cepea/Esalq alertam para impactos também no café e na carne bovina, setores em que os EUA são grandes compradores.

 Economistas afirmam que as tarifas podem comprometer a competitividade brasileira no segundo maior mercado de destino das exportações do país.


 Em 2018, Lula também foi proibido pelo STF de dar entrevistas


O veto do STF a entrevistas com Bolsonaro não é inédito. Em 2018, o então ex-presidente Lula, preso em Curitiba, também foi proibido de falar com a imprensa às vésperas do primeiro turno.

Na época, o argumento era o risco de “confundir o eleitor”, já que Lula havia sido barrado pela Lei da Ficha Limpa. A decisão foi tomada pelo ministro Luiz Fux, revertendo uma autorização dada por Ricardo Lewandowski.

 A comparação escancara como a política, a Justiça e as eleições se cruzam e como os dois lados do espectro político já enfrentaram decisões semelhantes.

Pix pode ser o começo do dinheiro do futuro, diz vencedor do Nobel de Economia 


 Um artigo publicado pelo economista americano Paul Krugman, vencedor do prêmio Nobel de Economia, questiona se o sistema de pagamentos instantâneo brasileiro não pode ser o caminho para uma moeda digital emitida por Banco Central – CBDC na sigla em inglês.

“O Brasil, de fato, planeja criar uma CBDC. Como primeiro passo, em 2020, o país lançou o Pix, um sistema de pagamento digital administrado pelo BC”, cita o economista. O CBDC do Brasil já está em desenvolvimento e é conhecido por “Drex”.

Krugman destaca a gigantesca popularidade do sistema Pix, que é uma versão pública da plataforma privada Zelle – que funciona nos EUA e é operado por um grupo de bancos privados.

“Mas o Pix é muito mais fácil de usar. E, embora o Zelle seja grande, o Pix se tornou simplesmente enorme, sendo usado por 93% dos adultos brasileiros. Parece estar rapidamente substituindo o dinheiro em espécie e os cartões”, cita o economista.

O Nobel de Economia destaca o fato de que as transferências são concluídas quase instantaneamente. Enquanto o pagamento em cartão de débito leva até dois dias e são até 28 dias para cartões de crédito, o Pix chega à outra conta em três segundos.


terça-feira, 22 de julho de 2025

 PF promete divulgar vídeos se Bolsonaro insistir em pen drive plantado



A cúpula da Polícia Federal (PF) não recebeu nada bem as declarações de Jair Bolsonaro sugerindo que o pen drive apreendido pela corporação durante buscas em endereços do ex-presidente teria sido plantado.

“Se falarem mais uma vez que plantamos pen drive, vamos divulgar os vídeos inteiros da busca”, disse uma alta fonte da PF, sob reserva.

Moraes dá 24 horas para defesa de Bolsonaro explicar descumprimento de medida



 O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou, nesta segunda-feira (21), que a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) preste esclarecimentos, em até 24 horas, sobre possível descumprimento de medida cautelar que o proíbe de utilizar redes sociais de forma direta ou indireta.

Bolsonaro pode ser preso se Moraes considerar que houve descumprimento da medida após o ex-presidente falar brevemente com a imprensa nesta segunda.

"Não roubei os cofres públicos, não desviei recurso público, não matei ninguém, não trafiquei ninguém. Isso aqui é um símbolo da máxima humilhação em nosso país. Uma pessoa inocente. Covardia o que estão fazendo com um ex-presidente da República. Nós vamos enfrentar a tudo e a todos. O que vale para mim é a lei de Deus", disse Bolsonaro na ocasião.

Na intimação, Moraes afirma que a fala teve a intenção de ser divulgada nas redes sociais, o que poderia configurar violação da cautelar.

 PF reage a Eduardo Bolsonaro e inclui fala em inquérito no STF



O diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, afirmou que vai adotar providências legais após uma nova ameaça feita pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

A declaração do parlamentar, feita pelas redes sociais, se refere diretamente à corporação: “Cachorrinho da Polícia Federal que tá me assistindo, deixa eu saber não. Se eu ficar sabendo quem é você… Ah, eu vou me mexer aqui. Pergunta ao tal delegado Fábio Alvarez Shor se ele conhece a gente”.

Em resposta, Rodrigues disse que recebeu com “indignação” o que classificou como uma “covarde tentativa de intimidação aos servidores policiais”. A ameaça será anexada ao inquérito já em curso no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o deputado.

“Vamos instruir o inquérito em andamento, com mais esse ataque às instituições (agora diretamente contra a PF), fato que se soma aos demais sob investigação. Nenhum investigado intimidará a Polícia Federal”, afirmou o diretor da corporação.


 Moraes bloqueia bens, contas e pix de Eduardo Bolsonaro



O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou o bloqueio de todos os bens móveis e imóveis do deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), assim como as contas e a chave Pix.

A decisão, sigilosa, foi proferida no sábado (19), no âmbito do inquérito que apura a atuação do parlamentar nos Estados Unidos. Eduardo está impedido de receber ou enviar dinheiro. Além disso, o salário da Câmara dos Deputados ficará retido na conta.

segunda-feira, 21 de julho de 2025

 Eduardo Bolsonaro nega que fará qualquer "tipo de renúncia" ao mandato de deputado



O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou, em seu canal no YouTube, que não pretende renunciar ao mandato, após o fim da licença parlamentar de 120 dias, que se encerra neste domingo (20).

"Eu não vou fazer nenhum tipo de renúncia. Então, se eu quiser, eu consigo levar o meu mandato pelo menos aí até os próximos três meses", declarou.

Com o término da licença, Eduardo passará a acumular faltas não justificadas caso não retorne ao Brasil. Para não perder o mandato, o parlamentar não pode faltar mais de um terço das sessões do plenário da Câmara.

O Congresso Nacional está em recesso e as atividades legislativas serão retomadas no dia 4 de agosto.

Enquanto isso, o líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), traça uma estratégia para mudar o regimento interno da Casa para permitir a renovação da licença parlamentar de 120 dias para tratar de assuntos particulares.


 Lula e presidentes da Colômbia, Chile, Uruguai e Espanha assinam carta em defesa da democracia



Na véspera da cúpula internacional “Democracia Sempre”, que acontece nesta segunda-feira (21) em Santiago, no Chile, os presidentes do Brasil, Chile, Colômbia, Uruguai e Espanha divulgaram um artigo conjunto em defesa da democracia. O documento, publicado neste domingo (20), defende democracia, autodeterminação, distribuição de renda e união progressista.

O texto é assinado pelos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil), Gabriel Boric (Chile), Gustavo Petro (Colômbia), Yamandú Orsi (Uruguai) e Pedro Sánchez (Espanha).

No manifesto, os líderes expressam preocupação com o atual momento de instabilidade democrática, caracterizado pela erosão das instituições, pela disseminação de discursos autoritários e pelo desinteresse crescente da população.


Morre Preta Gil, aos 50 anos



A cantora Preta Gil faleceu neste domingo (20) aos 50 anos devido a complicações em decorrência de um câncer. A artista estava nos Estados Unidos em busca de tratamentos alternativos. A morte foi confirmada pela assessoria da artista à Revista Quem.

O diagnóstico do câncer colorretal aconteceu em janeiro de 2023 e ela passou por remissão no final do mesmo ano. Contudo, em agosto do ano passado a doença voltou em quatro locais do corpo: dois linfonodos, uma metástase no peritônio e um nódulo no ureter.

 

 AGU aciona STF por elo entre Eduardo Bolsonaro e operação com dólar antes do tarifaço



A Advocacia-Geral da União (AGU) encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma notícia de fato pedindo que seja incluído na apuração do inquérito contra o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) a movimentação de compra e venda de dólares horas antes do anúncio do tarifaço do presidente norte-americano Donald Trump ao Brasil.

Em documento apresentado ao ministro Alexandre de Moraes, na noite deste sábado (19/7), a AGU afirma que o uso ilegal de informação antes do tarifaço pode estar relacionado a ações do filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Por isso, solicitou a inclusão do conteúdo no inquérito que tramita no STF.

sexta-feira, 18 de julho de 2025

 STF manda Bolsonaro usar tornozeleira e PF cumpre mandado na casa do ex-presidente



A Policia Federal cumpre nesta manhã mandados na casa de Jair Bolsonaro e no escritório do PL. Ele terá que a partir de agora usar tornozeleira eletrônica por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). Ministros Corte já desconfiavam e tiveram indícios de que Bolsonaro se preparava para fugir do Brasil, pedindo asilo político a Donald Trump nos EUA. Ele agora passará a ser monitorado 24 horas por dia. O Supremo Tribunal Federal (STF) também determinou outras medidas cautelares contra o ex-presidente. Ele foi proibido de acessar redes sociais e deve permanecer na residência de 19 horas às 7 da manhã do dia seguinte. Há ainda proibição de se aproximar de embaixadas estrangeiras, comunicar-se com diplomatas estrangeiros ou outros réus e investigados no STF.⁠

Em pronunciamento, Lula se diz indignado ao saber que o ataque ao Brasil tem apoio de alguns políticos brasileiros  



O presidente Lula fez nesta quinta-feira (17) um pronunciamento nacional sobre a tarifa de 50% imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, às exportações brasileiras e os últimos acontecimentos envolvendo o conflito diplomático entre os dois países.

Lula fez uma defesa do Poder Judiciário, da soberania brasileira e, sem citar nomes, chamou de “verdadeiros traidores da pátria” os “políticos brasileiros” que apoiam o ataque de Trump ao país. 

Lula diz:

 “Fomos surpreendidos, na última semana, por uma carta do presidente norte-americano anunciando a taxação dos produtos brasileiros em 50%, a partir de 1º de agosto. O Brasil sempre esteve aberto ao diálogo. Fizemos mais de dez reuniões com o governo dos Estados Unidos e encaminhamos, em 16 de maio, uma proposta de negociação.

“Esperávamos uma resposta, e o que veio foi uma chantagem inaceitável em forma de ameaças às instituições brasileiras, e com informações falsas sobre o comércio entre o Brasil e os Estados Unidos.

“Contamos com um Poder Judiciário independente. No Brasil, respeitamos o devido processo legal, os princípios da presunção da inocência, do contraditório e da ampla defesa. Tentar interferir na Justiça brasileira é um grave atentado à soberania nacional.

“Minha indignação é ainda maior por saber que esse ataque ao Brasil tem o apoio de alguns políticos brasileiros. São verdadeiros traidores da pátria. Apostam no quanto pior, melhor. Não se importam com a economia do país e os danos causados ao nosso povo.

“A defesa da nossa soberania também se aplica à atuação das plataformas digitais estrangeiras no Brasil. Para operar no nosso país, todas as empresas nacionais e estrangeiras são obrigadas a cumprir as regras. No Brasil, ninguém está acima da lei.”


 Elmano anuncia ordem de serviço para VLT Aeroporto-Castelão



O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), anunciou que na próxima sexta-, dia 25, será assinada a ordem de serviço para execução da nova Linha VLT Aeroporto–Castelão. A obra prevê a construção de um trecho com 5,1 km de extensão, conectando o Aeroporto Internacional Pinto Martins à Arena Castelão, por meio das estações CEU e Castelão. O investimento total é de R$ 181 milhões.

A declaração foi feita durante vistoria ao Ramal Aeroporto, que já está com 67% das obras concluídas. Elmano afirmou que o trecho atual deverá ser finalizado até o fim deste ano. A extensão até o Castelão está prevista para ser concluída até o fim de 2025 e fará a ligação entre a Linha Nordeste do Metrô (Parangaba–Mucuripe) e o aeroporto.

Segundo a Secretaria da Infraestrutura, o novo ramal contará com duas estações e será capaz de transportar cerca de 35 mil passageiros diariamente. A Estação Castelão será conectada ao miniterminal de ônibus da Prefeitura de Fortaleza por meio de uma passarela, facilitando o acesso de torcedores e visitantes da arena.

Organização empresarial americana defende suspensão da tarifa de 50% 



Os setores brasileiros que podem ser impactados pelo aumento de 50% nas tarifas sobre produtos nacionais, previsto para entrar em vigor em agosto, continuam em busca de alternativas para evitar a medida. Novas reuniões estão marcadas para esta quarta-feira (16), em meio ao clima de tensão no comércio bilateral.

A preocupação não está restrita ao Brasil. Nesta terça-feira (15), a maior organização empresarial do mundo, que reúne grandes corporações e associações setoriais nos Estados Unidos, divulgou uma nota conjunta com a Câmara Americana de Comércio pedindo ao presidente Donald Trump que suspenda o tarifaço.

As entidades destacam que a imposição da tarifa pode causar “danos graves” a uma das relações econômicas mais relevantes para os EUA e criar “um precedente preocupante”. Elas defendem que os dois países retomem negociações de alto nível para chegar a um entendimento antes da entrada em vigor das novas tarifas.

quinta-feira, 17 de julho de 2025

 Lula veta projeto que amplia número de deputados na Câmara



O presidente Lula (PT) decidiu vetar o projeto de lei que aumenta dos atuais 513 para 531 o número de deputados federais, aprovado no fim de junho pelo Congresso, segundo aliados do petista. O prazo para sanção acaba nesta quarta-feira (16).

 Alexandre de Moraes determina manutenção do aumento do IOF



O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quarta-feira (16) o retorno da eficácia do decreto que aumento a alíquota do IOF (Imposto de Operações Financeiras).

Moraes retirou, porém, a vigência do imposto sobre o “risco sacado” — espécie de operação de crédito, muito usada no varejo, em que fornecedores antecipam o fluxo de caixa de suas vendas.

O ministro aceitou os argumentos do governo e decidiu que “não houve desvio de finalidade” na mudança de alíquotas do IOF e na incidência do imposto sobre planos de previdência complementar (VGBLs).

Com isso, o decreto legislativo aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado no mês passado deixa de ter validade e restabelece-se a decisão original do governo.

Parlamento de Portugal aprova pacote anti-imigração 



O Parlamento de Portugal aprovou nesta quarta-feira (16) uma série de medidas para restringir a imigração, segundo informações da imprensa portuguesa. Os brasileiros devem ser os principais atingidos, já que correspondem à maior comunidade de imigrantes no país.

As novas leis devem dificultar a imigração para o país europeu. Além disso, haverá uma polícia para expulsar as pessoas que estiverem ilegalmente no país, de acordo com o portal Publico.

O processo pós-aprovação deve avançar rapidamente. O presidente Marcelo Rebelo de Sousa terá 30 dias para assinar o pacote. Caso decida acionar o Tribunal Constitucional, deve fazer isso nos primeiros 20 dias.

 Penas para crimes atribuídos a Bolsonaro podem chegar a 43 anos de prisão



Jair Bolsonaro (PL) pode ser condenado a até 43 anos de prisão caso a Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal (STF) aplique as penas máximas dos crimes listados pela PGR (Procuradoria-Geral da República) contra o ex-presidente.

Na noite desta segunda-feira (14), o procurador-geral da República, Paulo Gonet, apresentou ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, as alegações finais na ação penal contra o “núcleo 1” da trama golpista, que inclui os líderes do esquema.

No documento, Gonet reforça o papel central exercido por Bolsonaro na tentativa de ruptura democrática, em atos que tiveram início em 2021 e culminaram nos ataques às sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023.

Para a PGR, Jair Bolsonaro confessou suas intenções antidemocráticas quando disse, em interrogatório no STF, ter discutido possibilidades jurídicas para impedir a posse do presidente Lula (PT).

quarta-feira, 16 de julho de 2025

Bolsonaro volta a se sentir mal e cancela agenda com parlamentares 



O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) enviou nesta terça-feira (1º) mensagem a parlamentares cancelando reuniões e visitas em função de recomendação médica.

Bolsonaro disse estar com crises de soluço e vômitos que o impedem de falar. "Por exigência médica não irei ao PL nessa terça-feira. Crise de soluços e vômitos me impedem de falar. Obrigado. Jair Bolsonaro", diz a mensagem encaminhada.

Segundo a apuração da CNN, o ex-presidente se sentiu mal ontem (30) e hoje. Além de não comparecer à sede do Partido Liberal nesta terça, o político não deve ir nesta quarta-feira (2) por recomendação médica.

 Otan alerta Brasil sobre possíveis sanções caso continue negociações com a Rússia



Mark Rutte, secretário-geral da Otan, alertou nesta terça-feira (15) que países como Brasil, China e Índia poderiam ser duramente atingidos por sanções secundárias se continuarem negociando com a Rússia.

"Se você for o presidente da China, o primeiro-ministro da Índia ou o presidente do Brasil e ainda estiver negociando com os russos e comprando seu petróleo e gás [...], às vezes antes de vendê-los por um preço mais alto, saiba que, se esse cara em Moscou não levar as negociações de paz a sério, eu lhe imporei sanções secundárias de 100%", afirmou Rutte a repórteres.

"Meu incentivo a esses três países, em particular, é que, se você mora em Pequim, ou em Delhi, ou é o presidente do Brasil, talvez queira analisar isso, porque pode ser muito prejudicial", disse.

"Então, por favor, liguem para Vladimir Putin e digam a ele que ele precisa levar as negociações de paz a sério, porque, caso contrário, isso vai prejudicar o Brasil, a Índia e a China de forma massiva", acrescentou.

 Mourão pede para Trump "não meter o bedelho" nos assuntos internos da Justiça brasileira



O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), então vice-presidente do governo Bolsonaro, disse que Donald Trump não deveria "meter o bedelho" sobre a condição do ex-presidente na Justiça brasileira.

A declaração foi dada nesta terça-feira (15) durante reunião da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado. No encontro, foram debatidas soluções sobre o tarifaço de 50% implementado pelos Estados Unidos a produtos brasileiros.

"Não aceito que o Trump venha meter o bedelho num caso que é assunto interno nosso", afirmou Mourão.

Em seu discurso, Mourão apontou ainda que Donald Trump está "atentando” contra a liberdade, a soberania, as negociações comerciais com o exterior e a tradição diplomática dos EUA.


 Governo dos EUA  abre investigação comercial contra o Brasil



 O governo dos Estados Unidos abriu uma investigação comercial contra o Brasil. A apuração vai avaliar atos, políticas ou práticas do governo brasileiro relacionados a comércio digital e pagamentos eletrônicos, temas relacionados diretamente às gigantes de tecnologia dos EUA.

terça-feira, 15 de julho de 2025

PGR pede condenação de Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado  



A PGR (Procuradoria-Geral da República) se manifestou nesta segunda-feira (14) em favor da condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros sete réus por participação em uma tentativa de golpe de Estado no país.

O procurador-geral, Paulo Gonet, apresentou ao ministro relator do caso, Alexandre de Moraes, as alegações finais no processo contra o núcleo “crucial” da trama golpista.

A respeito dos benefícios do acordo de delação premiada fechada pelo tenente-coronel Mauro Cid, Paulo Gonet defendeu que seja afastada a opção de perdão judicial e fixada pena mínima devido a omissões nos depoimentos e resistência para cumprir com as obrigações do acordo

“Diante do comportamento contraditório, marcado por omissões e resistência ao cumprimento integral das obrigações pactuadas, entende-se que a redução da pena deva ser fixada em patamar mínimo. O Ministério Público sugere, na esteira dessa construção, a redução de 1/3 da pena imposta pela prática criminosa como benefício premial decorrente de sua colaboração. Afasta-se, por conseguinte, a concessão do perdão judicial”, afirma o procurador no parecer.

Embraer anuncia venda de 45 jatos para Dinamarca por R$ 21,8 bilhões 



A Embraer anunciou a venda de 45 jatos do modelo E195-E2, com direitos de compra para 10 aeronaves adicionais para a Scandinavian Airlines (SAS), da Dinamarca. O contrato é estimado em R$ 21,8 bilhões e é a maior encomenda de jatos da SAS diretamente para um fabricante desde a década de 1996.

A previsão é de que as primeiras aeronaves sejam entregues no fim de 2027, com remessas ao longo de, aproximadamente, quatro anos. O modelo E2 opera com 100% de combustível sustentável de avião (SAF) e é certificado para voar com blends de até 50% de SAF.


 O veneno da abelha matou 100% das células agressivas do câncer de mama em menos de 60 minutos em testes de pesquisa na Austrália



Uma equipe de cientistas do Harry Perkins Institute of Medical Research conduziu um estudo que chamou a atenção da comunidade científica internacional: em testes de laboratório (in vitro), o veneno de abelha demonstrou ser capaz de eliminar 100% das células tumorais agressivas do câncer de mama em menos de 60 minutos.

O princípio ativo responsável por esse efeito é a melitina, uma molécula naturalmente presente no veneno de abelha. Essa substância age perfurando a membrana das células tumorais, levando-as rapidamente à morte, sem atingir as células saudáveis. Além disso, em combinação com algumas quimioterapias, mostrou um potencial efeito sinérgico.


 Fortaleza tem escola com maior média em Matemática do Brasil no Enem



Uma escola particular de Fortaleza conquistou a maior média na prova de Matemática e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024. Além dela, outras três instituições privadas de ensino cearenses figuraram entre as dez unidades com os melhores desempenhos na prova, o que fez do Ceará o estado com o maior número de escolas nesse grupo. São Paulo e Piauí aparecem com duas escolas na lista, que conta com uma escola de Mato Grosso do Sul e outra de Minas Gerais.

segunda-feira, 14 de julho de 2025

Cid desaparece e deixa Júnior Mano sem defesa contra ataques

O senador Cid Gomes (PSB-CE) está há dias em silêncio. Não falou nada, até agora, em defesa de seu candidato ao Senado nas Eleições 2026, o deputado federal Júnior Mano (PSB-CE), que foi alvo da Operação Underhand, da Polícia Federal, na semana passada. Mano é acusado de comandar esquema de desvio de emendas parlamentares e ligação com o crime organizado.

Sem aceitar intimidações, Júnior Mano não pretende desistir de sua candidatura a senador. E diz continuar respaldado por Cid Gomes.

 

 Garoto acorda após o coma e deixa mensagem para o pai: "Jesus é real



Jonathan, um garoto que estava em estado crítico de saúde, surpreendeu a equipe médica e emocionou sua família ao despertar momentos antes de uma parada cardíaca iminente. Segundo o relato do pai, pouco antes de “partir para o Pai”, Jonathan fez um gesto como se estivesse vendo alguém. Fraco e tremendo, ele tentou escrever algo com papel e caneta, mas não conseguia manter o controle das mãos.

Contudo, antes que os enfermeiros acionassem o “código azul” — protocolo usado em casos de parada cardiorrespiratória —, Jonathan conseguiu escrever de forma clara e legível: “Jesus é real.” A frase, simples e poderosa, foi suficiente para marcar aquele momento como algo espiritual e profundo para a família. O pai, emocionado, descreveu o acontecimento como um sinal divino em meio à dor e à fragilidade.

Aidy, mãe do garoto, relatou ter sentido uma paz inexplicável naqueles instantes. O episódio comoveu milhares de pessoas nas redes sociais e reacendeu conversas sobre experiências de quase morte e espiritualidade.

 Nobel de economia diz que tarifa de Trump contra o Brasil é "motivo de impeachment"



Um dos economistas mais influentes e reconhecidos das últimas décadas, o estadunidense Paul Krugman foi assertivo em relação à iniciativa do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de taxar os produtos brasileiros em 50%. Para ele, a iniciativa "marca um novo rumo" e "é tanto perversa quanto megalomaníaca".

Paul Krugman é Ph.D. em economia pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) e foi laureado com o Prêmio Nobel de Economia em 2008. Ele se manifestou por meio de um artigo publicado em seu Substack, destacando que não costuma fazer textos à noite, mas a situação obrigou.


Suécia anuncia fim da educação digital e retoma uso de livros impressos nas escolas 



 A Suécia, considerada uma das nações mais tecnologicamente avançadas do mundo, surpreendeu ao anunciar uma mudança significativa na política educacional: o país vai reduzir o uso de tecnologia digital nas salas de aula e retomar o uso de livros impressos, especialmente nas séries iniciais. A decisão foi motivada por estudos que indicam uma queda na compreensão de leitura entre os estudantes, além de alertas de especialistas sobre os riscos do uso excessivo de telas para o desenvolvimento cognitivo de crianças.

Segundo o governo sueco, o foco será restaurar práticas tradicionais de ensino, como a leitura em papel e a escrita manual, que demonstraram resultados mais eficazes na aprendizagem. A ministra da Educação, Lotta Edholm, tem defendido publicamente que a digitalização foi implementada de forma apressada e sem respaldo suficiente em evidências científicas. Com isso, o país destinará investimentos milionários para garantir que cada aluno tenha acesso a livros físicos em todas as disciplinas, a partir dos primeiros anos de escolarização.

sexta-feira, 11 de julho de 2025

 Brasileiros inundam redes sociais de Trump após anúncio de tarifa 



Brasileiros inundaram de mensagens os perfis do presidente dos EUA, Donald Trump, nas redes sociais após o republicano publicar uma carta que anunciava uma tarifa de 50% ao Brasil.

"Brasil é soberano", escreveram alguns usuários. O líder americano chegou a restringir os comentários nas publicações.


Ministro Márcio França pede renúncia de Tarcísio



  O ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França (PSB), publicou um vídeo nas redes sociais, nesta quinta-feira (10), em que pede a renúncia do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

 Meu respeito e admiração pelo governo dos EUA, diz Bolsonaro sobre tarifaço de Trump



Jair Bolsonaro postou numa rede social, na noite desta quinta-feira (10), sua primeira mensagem direta desde que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a tarifa de 50% para produtos brasileiros.

O ex-presidente, que é réu no inquérito da tentativa de golpe de Estado, ação que foi criticada por Trump, evitou criticar a taxação estadunidense ao Brasil.

 “Recebi com senso de responsabilidade a notícia da carta enviada pelo presidente Donald J. Trump ao governo brasileiro, comunicando e justificando o aumento tarifário de produtos brasileiros. Deixo claro meu respeito e admiração pelo governo dos Estados Unidos.

“A medida é resultado direto do afastamento do Brasil dos seus compromissos históricos com a liberdade, o Estado de Direito e os valores que sempre sustentaram nossa relação com o mundo livre. Isso jamais teria acontecido sob o meu governo.

“Essa caça às bruxas, termo usado pelo próprio presidente Trump, não é apenas contra mim. É contra milhões de brasileiros que lutam por liberdade e se recusam a viver sob a sombra do autoritarismo. O que está em jogo é a liberdade de expressão, de imprensa, de consciência e de participação política.

“Conheço a firmeza e a coragem de Donald Trump na defesa desses princípios. O Brasil caminha rapidamente para o isolamento e a vergonha internacional. A escalada de abusos, censura e perseguição política precisam parar.

“O alerta foi dado, e não há mais espaço para omissões. Peço aos Poderes que ajam com urgência, apresentando medidas para resgatar a normalidade institucional. Ainda é possível salvar o Brasil.”


 Nobel de economia, Paul Krugman critica sobretaxa de Trump sobre o Brasil: "maligna e megalomaníaca" 



O economista americano Paul Krugman, vencedor do prêmio Nobel de Economia em 2008, criticou a sobretaxa de 50% anunciada pelos EUA sobre todos os produtos brasileiros. Em texto publicado na última quarta-feira (9), Krugman classificou a medida como "maligna e megalomaníaca". Segundo ele, com a sobretaxa, "Trump finge que existe uma justificativa econômica. Trata-se apenas de punir o Brasil por colocar Jair Bolsonaro em julgamento".

quinta-feira, 10 de julho de 2025

 Aprovação de Lula se recupera e atinge 47,3%, maior patamar do ano, aponta Atlas



Uma nova pesquisa da AtlasIntel divulgada nesta terça-feira (8) aponta que a aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) experimentou uma recuperação significativa em junho, atingindo seu maior patamar do ano. A aprovação subiu cerca de 2% em relação a maio, enquanto a desaprovação caiu cerca de 2%. O levantamento mostra que 47,3% entrevistados aprovam o presidente, enquanto 51,8% desaprovam. Não sabe fica em 0,9%.

Houve, ainda, um aumento de 1,2% nas avaliações da gestão como “regular” e uma queda de 0,9% nas classificações como “ruim ou péssima”. 51,2% dos entrevistados acham a terceira administração de Lula ruim ou péssima, enquanto 41,6% consideram ótima ou boa. Os que consideram regular são 7,2%. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

 Trump anuncia taxa de 50% sobre produtos do Brasil a partir de 1º de agosto



Donald Trump anunciou nesta quarta-feira (9) que os Estados Unidos vão taxar produtos brasileiros em 50% a partir de 1º de agosto.

Em carta a Lula, o presidente dos EUA cita cita Jair Bolsonaro, "ataque a eleições livre e à liberdade de expressão". Trump também diz que o Brasil tem sido injusto no comércio.


Lula: taxação de Trump será respondida pela lei de reciprocidade 



O presidente Lula afirmou nesta quarta-feira (9) que "o Brasil não aceitará ser tutelado por ninguém" e que a elevação unilateral de tarifas sobre exportações brasileiras anunciada por Donald Trump será respondida com base na Lei da Reciprocidade Econômica.

“O Brasil é um país soberano com instituições independentes que não aceitará ser tutelado por ninguém”, disse Lula, em manifestação oficial.

Veja a íntegra:

"Tendo em vista a manifestação pública do presidente norte-americano Donald Trump apresentada em uma rede social, na tarde desta quarta (9), é importante ressaltar:

O Brasil é um país soberano com instituições independentes que não aceitará ser tutelado por ninguém.

O processo judicial contra aqueles que planejaram o golpe de estado é de competência apenas da Justiça Brasileira e, portanto, não está sujeito a nenhum tipo de ingerência ou ameaça que fira a independência das instituições nacionais.

No contexto das plataformas digitais, a sociedade brasileira rejeita conteúdos de ódio, racismo, pornografia infantil, golpes, fraudes, discursos contra os direitos humanos e a liberdade democrática.

No Brasil, liberdade de expressão não se confunde com agressão ou práticas violentas. Para operar em nosso país, todas as empresas nacionais e estrangeiras estão submetidas à legislação brasileira.

É falsa a informação, no caso da relação comercial entre Brasil e Estados Unidos, sobre o alegado déficit norte-americano. As estatísticas do próprio governo dos Estados Unidos comprovam um superávit desse país no comércio de bens e serviços com o Brasil da ordem de 410 bilhões de dólares ao longo dos últimos 15 anos.

Neste sentido, qualquer medida de elevação de tarifas de forma unilateral será respondida à luz da Lei brasileira de Reciprocidade Econômica.

A soberania, o respeito e a defesa intransigente dos interesses do povo brasileiro são os valores que orientam a nossa relação com o mundo".