sexta-feira, 2 de maio de 2025

 Trump afirma que queda do PIB dos EUA não tem a ver com tarifaço e culpa Biden por retração



O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, negou que sua política comercial de elevar tarifas para centenas de países seja a responsável pela primeira retração do PIB do país em três anos e que uma recuperação estaria prestes a acontecer.

Durante reunião com líderes empresariais na Casa Branca nessa quarta-feira (30), Trump pediu paciência e mais tempo para a economia mostra força. O presidente dos EUA responsabilizou ainda o antecessor Joe Biden dizendo que os números de agora são resultado do governo anterior. No último trimestre de 2024 - o último do democrata na presidência - os EUA registraram crescimento de 2,4% na economia.

"Tenho que começar dizendo que isso é coisa de Biden, não é coisa de Trump. Porque chegamos em janeiro. Esses são números trimestrais. Aí chegamos... e eu era muito contra tudo o que Biden estava fazendo em termos de economia, destruindo nosso país (...). Assumimos o controle em 20 de janeiro. As tarifas ainda não entraram em vigor", afirmou Trump.


Zelensky comemora acordo com os EUA sobre terras raras 



O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, comemorou o acordo assinado com os Estados Unidos para a exploração das chamadas terras raras ucranianas em um comunicado enviado na rede social Telegram nesta quinta-feira (1º).

"O acordo está assinado e será enviado para ratificação. Estamos interessados em garantir que não haja atrasos. O acordo mudou significativamente durante o processo de preparação. Agora é realmente um acordo justo, que cria oportunidades para investimentos na Ucrânia – bastante significativos", declarou o presidente.

Zelensky disse ainda que o acordo não envolve dívida e cria o "Fundo de Recuperação", que investirá e gerará dinheiro no país.

"Este é um trabalho conjunto com a América em condições justas, onde tanto o Estado ucraniano quanto os Estados Unidos, que nos ajudam na Defesa, podem ganhar em parceria", afirmou.


 Professora é desligada após obrigar aluno a tomar molho de pimenta



Uma professora foi desligada do quadro de servidores da Prefeitura de Fortim, no Ceará, após a denúncia de que ela teria obrigado um aluno a tomar uma colher e meia de molho de pimenta como forma de “punição”. A Polícia Civil apura a denúncia como um possível caso de maus-tratos.

O ocorrido, no final de março, foi denunciado à escola pela mãe do adolescente, de 14 anos, e se tornou público após vereadores da cidade expor a situação em uma sessão legislativa. De acordo com relatos, a punição supostamente fazia parte de uma espécie de contrato com regras de convivência.

Moraes autoriza Collor a cumprir pena em regime domiciliar 



O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), aceitou nesta quinta-feira (1º) o pedido da defesa de Fernando Collor e autorizou que o ex-presidente, de 75 anos, cumpra sua pena em regime domiciliar.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) já havia se manifestado a favor da concessão de prisão domiciliar a Collor, condenado a oito anos e dez meses por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

A idade avançada do ex-presidente e problemas de saúde, como a doença de Parkinson, Apneia do Sono Grave e Transtorno Bipolar, foram argumentos utilizados pela PGR no parecer.

Em nota, a defesa de Collor diz que recebe com “serenidade e alívio” a decisão de Moraes. “De fato, conforme comprovado e reconhecido, a idade avançada e o estado de saúde do ex-presidente, que está em tratamento de comorbidades graves, justificam a medida corretamente adotada”, acrescenta a nota.