quarta-feira, 2 de abril de 2025

EUA divulgam relatório sobre tarifas que aponta que o Brasil impõe altas taxas sobre produtos americanos



Às vésperas de anunciar novas tarifas sobre produtos importados, o governo dos Estados Unidos divulgou um relatório detalhado sobre as práticas tarifárias de diversos países, incluindo o Brasil.

 O relatório é do escritório do representante comercial dos Estados Unidos e descreve como cada país impõe tarifas sobre produtos americanos. São quase 400 páginas, seis delas dedicadas ao Brasil, que compra mais do que vende aos Estados Unidos.

O documento afirma que o Brasil impõe tarifas relativamente altas sobre importações de vários setores, incluindo automóveis, autopeças, tecnologia da informação e eletrônicos, químicos, plásticos, máquinas industriais, aço, e têxteis e vestuário.

O relatório diz ainda que os exportadores americanos enfrentam uma incerteza significativa no mercado brasileiro, e que a falta de previsibilidade dificulta para os empresários entenderem os custos de fazer negócio no país. Também de acordo com o documento, a média das tarifas aplicadas pelo governo brasileiro foi de 11,2% em 2023.

Além disso, o documento faz menção específica ao etanol, destacando que a grande maioria do combustível importado pelo Brasil é americano, e que a tarifa cobrada pelo país é de 18% atualmente. Por fim, o relatório afirma que o governo americano continua negociando para que o Brasil diminua essa taxa e forneça tratamento recíproco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário