No fim da tarde desta sexta-feira (30), dois dos três candidatos à Presidência melhor posicionados nas pesquisas desembarcam no Ceará para tentar conquistar votos para si e para seus aliados que disputam o Governo do Estado. O ex-presidente Lula (PT) estará em Fortaleza para uma caminhada pelo Centro da Cidade. Já o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) retorna a Sobral, seu berço político, para uma carreata.
Considerado por anos como um "universo político à parte”, que unia adversários nacionais em torno de um mesmo projeto, o Ceará enfrenta, neste ano, uma disputa local que reflete o cenário nacional atual. Em pouco mais de 40 dias de campanha, a eleição para o Executivo estadual espelhou a disputa pela Presidência, com polêmicas e alianças desfeitas, além de refletir os desempenhos dos postulantes nas pesquisas.
Agora, começa a contagem regressiva para o pleito com atos simultâneos de dois adversários que têm como objetivo o Palácio do Planalto, mas acompanham de perto o desempenho de seus aliados no Ceará.
“Quando pensamos na dinâmica dos grupos políticos e em como funciona a política no Ceará, a vitória ou a derrota de um candidato apadrinhado sinaliza muito mais sobre a força ou a fraqueza do padrinho político que propriamente do candidato”, explica a professora de Teoria Política da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Monalisa Torres.
POR QUE LULA VEM AO CEARÁ?
O petista estará em caminhada partindo da Praça da Bandeira (Praça Clóvis Beviláqua) e encerrando na Praça do Ferreira. Ao lado dele, estão os candidatos Elmano de Freitas (PT), ao Governo, e Camilo Santana (PT), ao Senado.
Para Monalisa Torres, há diversos motivos que trazem o ex-presidente ao Ceará em um momento decisivo, um deles é a possibilidade de liquidar a disputa pela Presidência e tentar estimular um desfecho do pleito estadual já no primeiro turno.
Fonte: Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário